Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 19/06/2020 06h08

Saúde retoma Serviço de Atenção Domiciliar, interrompido por causa da Covid-19

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Atenção Básica, está retornando as atividades do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), interrompidas desde meados do mês de março, por causa da pandemia da COVID-19.

Este serviço foi habilitado pela SMS de Três Lagoas, junto ao Ministério da Saúde, desde o final do mês de julho de 2019, com uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social.

Como explicou a nutricionista Sabrina Kaelly Vital Machiavelli, da equipe do SAD, “a pausa do serviço foi necessária devido à pandemia do Coronavirus e o retorno está sendo feito com uso dos devidos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para proteção dos profissionais da Saúde e também do paciente e sua família”.

A finalidade do SAD é “proporcionar aos pacientes um cuidado mais próximo da rotina de sua família, no aconchego do lar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo riscos de infecções”, resumiu a nutricionista.

Segundo informou Sabrina, “o que caracteriza a admissão do paciente é que o mesmo tenha condições de receber os cuidados em casa e que a família tenha um cuidador responsável. Após a admissão, o paciente será atendido a domicilio pelos profissionais que forem necessários”, explicou.
Este serviço é acionado através da “desospitalização” de pacientes que podem continuar o tratamento em casa. A equipe do Hospital ativa o SAD e a equipe do programa, imediatamente, faz uma visita hospitalar para avaliação e possível inclusão do paciente no SAD.

Além do Hospital, o encaminhamento à avaliação do SAD pode ser feito pelas equipes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Unidades Básicas de Saúde.

EXEMPLO DE RESULTADOS

Por exemplo, diariamente, são atendidos, em média, 10 pacientes no processo domiciliar de sessões de fisioterapia e os resultados “têm sido animadores para toda a equipe”, ressaltou Sabrina.

Ela contou que um dos pacientes, Miquéias Adriel Martinelis, de 21anos (fotos), está recebendo atendimento desde janeiro deste ano, e, segundo ele, o atendimento domiciliar foi de fundamental importância para sua recuperação.

“Quero agradecer a toda equipe e principalmente à fisioterapeuta Larissa por ser uma pessoa tão capacitada para seu cargo. Através do seu trabalho e suas palavras de confiança fizeram com que ele se concentrasse mais nos exercícios” relata a esposa do paciente, Jamila Soares da Silva.

Para a fisioterapeuta Larissa Pereira e Silva, que acompanhou a evolução do paciente, “o programa foi de extrema importância para a reabilitação motora e a volta das Atividades de Vida Diária (AVD). Os atendimentos em domicilio ajudaram ainda mais na recuperação, devido à gravidade do quadro clínico que impossibilitava o paciente de se deslocar até o atendimento fisioterapêutico”, contou Larissa.

O SAD fica lotado e tem como ponto de referência e apoio a Unidade de Estratégia da Saúde da Família - USF Nova Três Lagoas, localizado na Rua Maria Guilhermina Esteves, Bairro Nova Três Lagoas, com horário de atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 7:30h as 11:00h e das 13:30h as 16:30h.

OBS: Fotos, autorizadas pelo paciente, foram tiradas antes da pandemia da COVID-19

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