Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 20/05/2019 16h36

Vacina contra gripe continua disponível para grupos prioritários

Compartilhe:

Desde o início da tarde desta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, está disponibilizando um novo lote de doses de vacina contra a Gripe Influenza A.

Este lote complementar de 3.110 doses da vacina, viabilizadas para Três Lagoas, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), destina-se a imunizar crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e pessoas idosas, acima de 60 anos.

Conforme divulgado pelo Setor de Imunização da SMS, as pessoas desses grupos prioritários, especialmente, crianças, gestantes, puérperas e idosos, não foram 100% imunizadas, observando a população estimada desses grupos em Três Lagoas.

Por exemplo, segundo também foi divulgado, do número estimado de 9.020 crianças de seis meses a seis anos incompletos, 7.395 haviam sido vacinadas, o que representa 81,98% desse grupo prioritário, índice de vacinação considerado abaixo das metas.

Além disso, as crianças que foram imunizadas pela primeira vez contra a Gripe A, receberam apenas a primeira dose (metade da dose normal) e uma segunda dose (a outra metade) deverá ser aplicada, passados os 30 dias da dose inicial.

No grupo prioritário de Gestantes (1.427), pouco mais da metade (736) havia sido imunizada contra a Gripe Influenza A, ou seja, 51,58%. Houve também baixa cobertura na vacinação de Puérperas, mulheres que deram à luz recentemente, ou seja, até 45 dias anteriores à data da vacina. Nesse grupo de risco, estimado em 234 mulheres, apenas 155 foram vacinadas, representando o índice de 66,24%.

Quanto ao grupo de risco, constituído de pessoas idosas, acima de 60 anos, estimado em 10.406 pessoas, 9.541 haviam sido vacinadas, representando 91,69% do total estimado de idosos e idosas.

No total geral das 30.472 pessoas incluídas nos diversos grupos prioritários de risco, 28.163 pessoas haviam sido vacinadas até agora, representando o índice geral de cobertura vacinal de 92,42%.

Este novo lote de doses da Vacina encontra-se disponível nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Confira abaixo o endereço, telefone e horários de vacinação nas Unidades de Saúde de Três Lagoas:


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS