Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 22/06/2018 11h14

Vigilância em Saúde do Trabalhador conquista prêmio de um carro

Compartilhe:

A equipe do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas conquistou o “Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

O resultado da premiação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência Geral da Vigilância em Saúde e Coordenadoria Estadual em Saúde do Trabalhador, foi publicado, na quarta-feira (20), em Edital de Seleção Pública, como consta na página 10 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, edição nº 9.680.

A premiação de um carro, totalmente equipado e adesivado, no valor de R$ 40.250,00, a ser usado nas ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador, deverá ser entregue à SMS de Três Lagoas, no dia dois de julho, como consta no regulamento do concurso.

Representando a microrregião de Três Lagoas, participaram do concurso e foram vencedoras, o trabalho da professora de Educação Física e técnica do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Darlene Heloísa Ferrari Ruiz; e da psicóloga e também técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador, Luciana Assi de Lima.

“No nosso trabalho, tivemos todo o apoio da secretária Angelina Zuque (SMS), nossa coordenadora, Maria Aparecida de Oliveira, e também a participação das equipes de Agentes Comunitários de Saúde”, lembrou Darlene.

“Sem a valiosa ajuda e participação dessas equipes, seria praticamente impossível o completo levantamento de dados para o diagnóstico situacional da saúde do trabalhador de Três Lagoas”, comentou a psicóloga Luciana.

CONCURSO

A partir do período de inscrição, estabelecido nas regras do concurso, de 15 a 26 de janeiro de 2018, o trabalho das técnicas do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador teve duas etapas.

A primeira, seguindo as regras do concurso, foi “elaborar o Diagnóstico Situacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Três Lagoas”, informaram as servidoras da Saúde.

“Foi nessa etapa que tivemos a ajuda das equipes de Agentes Comunitários de Saúde”, repetiu Luciana, como reconhecimento “ao pessoal que sai a campo, visita as casas e mantém contato com as famílias”, explicou.

A segunda etapa, como também previa o regulamento do concurso, “é a elaboração de um plano de ação de implantação ou implementação de promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

DIAGNÓSTICO

Junto com o “Diagnóstico Situacional de Saúde e do perfil do trabalhador de Três Lagoas, apresentamos também um Plano de Ação para enfrentamento das principais ocorrências”, explicou Darlene.

A execução desse plano, como informaram as técnicas da Vigilância em Saúde do Trabalhador “deverá ser trabalhado, a partir de julho de 2018 a junho de 2019”.

Como consta no trabalho de 64 páginas e merecedor do prêmio de incentivo, os principais acidentes de trabalho que resultaram em prejuízos para a saúde do trabalhador de Três Lagoas e que estão no referido “Diagnóstico Situacional”, são traumas oculares, provocados por queimaduras por solda, queimaduras químicas e queimaduras por fagulhas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS