Dia D da Vacinação contra a Influenza mobiliza Brasilândia e aplica 310 doses em único sábado
VEJA MAIS
- Prefeitura convoca entidades e vereadores para reunião sobre emendas impositivas e novas diretrizes do TCE
- Onda Azul: Caminhada inclusiva e apresentações emocionam o público no início do Mês de Conscientização sobre o Autismo em Brasilândia
- Brasilândia celebra três grandes obras em um só dia com investimentos que superam R$ 3 milhões
Zé Gotinha e Maria Gotinha marcaram presença na ação que abriu a campanha; vacinação segue ao longo de abril em todas as unidades de saúde
A melhor forma de proteger a população contra a gripe é a vacina. E Brasilândia mostrou, mais uma vez, seu compromisso com a saúde coletiva. No último sábado (28 de março), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mobilizando todas as unidades de saúde do município e aplicando 310 doses em um único dia.
A ação, que marcou o início oficial da campanha em Brasilândia, contou com a presença ilustre do Zé Gotinha e da Maria Gotinha – personagens símbolos da vacinação no Brasil – que animaram crianças e adultos, reforçando a importância da imunização de forma lúdica e acolhedora.
MOBILIZAÇÃO EM TODOS OS CANTOSDurante o Dia D, as unidades de saúde funcionaram em horário especial, das 8h às 16h, para atender a população em todas as regiões do município. Estiveram abertas as unidades da sede, do Reassentamento Novo Porto João André e do Distrito Debrasa. No Assentamento Mutum, a vacinação será realizada no próximo dia 7 de abril, levando a proteção também às comunidades rurais.
O público compareceu em bom número, levando familiares, cadernetas de vacinação e a disposição de se proteger contra a gripe. Foram aplicadas 310 doses ao longo do sábado, um número expressivo que demonstra o engajamento da comunidade com a campanha.
QUEM PODE SE VACINARA vacina contra a Influenza está disponível para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:
Grupos de rotina:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes em qualquer idade gestacional
- Puérperas até 45 dias após o parto
- Grupos prioritários especiais:
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores (ensino básico e superior)
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Trabalhadores dos Correios
- Povos Indígenas e Quilombolas
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com doenças crônicas
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores Portuários
ONDE VACINAR AO LONGO DE ABRILA campanha continua ao longo do mês de abril, com a vacinação disponível em todas as Unidades de Saúde do município, nos seguintes horários:
Segunda a sexta-feira: das 7h às 11h e das 13h às 16h30
A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal nos grupos prioritários, garantindo que a população esteja protegida antes do período de maior circulação do vírus da gripe.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTESA Secretaria Municipal de Saúde reforça que, para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Para crianças, a caderneta é fundamental para o controle do esquema vacinal.
Além da vacina, a população deve manter cuidados diários para evitar a transmissão da gripe:
- Lavar as mãos com frequência
- Usar álcool em gel
- Evitar aglomerações em caso de sintomas
- Manter ambientes ventilados
Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar COMPROMISSO COM A SAÚDEA secretária de Saúde, Mara Nilza da Silva Adriano, destacou a importância da vacinação e agradeceu à população pela adesão no Dia D.
“A vacina é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves causadas pela gripe. Ver tantas pessoas nas unidades de saúde no sábado nos enche de alegria e reforça o compromisso da nossa população com a saúde coletiva. A campanha continua ao longo de abril, e convidamos todos os grupos prioritários que ainda não se vacinaram a procurarem as unidades de saúde. Cuidar da saúde é um ato de amor consigo mesmo e com o próximo”, afirmou.
A Prefeitura de Brasilândia segue empenhada em garantir o acesso da população às vacinas e em promover a saúde pública de qualidade para todos.

-
Troca de experiência: Trânsito de Três Lagoas recebe visita técnica do DEPTRAN de Coxim
-
Castramóvel encerra atendimentos no Novo Oeste nesta quinta-feira (14) e segue para o bairro Interlagos na próxima terça-feira (19)
-
Campanha de Vacinação Contra a Influenza começa nesta sexta-feira (15) em todos os ESFs
-
Triturador de galhos traz mais eficiência aos serviços de poda

PARCEIROS
- Quinta-feira, 14 de Maio de 2026
- Três Lagoas “A Rua é Nossa” movimentará à Circular da Lagoa Maior com cultura, lazer e gastronomia neste domingo Com foto Com vídeo
- Infraestrutura R$ 176 milhões: Governo de MS lança pacote de obras de saneamento para 16 municípios Com foto Com vídeo
- Desenvolvimento Eldorado celebrou 50 anos com entrega do Espaço Cultural Arandu e novos investimentos na cidade Com foto Com vídeo
- Saúde No mês dedicado à doação de leite, Banco de Leite Humano do HRMS precisa de doadoras Com foto Com vídeo
- Governo Mato Grosso do Sul possui mais de 2 mil instrutores ativos e amplia atuação de autônomos; saiba como se credenciar Com foto Com vídeo
- Governo MS Cidadão retorna a Capital neste sábado com serviços gratuitos e atendimento integrado à população Com foto Com vídeo
- Meio Ambiente Governo do Estado alinha ações do Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo em MS Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms





