Desemprego é o principal motivo da inadimplência no país
A alta do desemprego, como consequência da crise econômica que atinge o país, se tornou o principal motivo das famílias brasileiras não conseguirem quitar suas dívidas.
A conclusão é de uma pesquisa divulgada pela SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) nesta terça-feira (18). Para 33% dos brasileiros endividados, a perda do emprego se tornou a principal razão para a inadimplência. No ano passado, o percentual era de 24%.
No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego do país no trimestre encerrado em maio fechou em 8,1%, de acordo com o IBGE (Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na segunda colocação está a falta de controle financeiro. Este quesito, porém, registrou queda neste ano, sendo a resposta de 21% dos entrevistados ante 33% em 2014.
De acordo com o estudo, quatro em cada dez pessoas ouvidas afirmam que a situação financeira está pior hoje do que no ano passado, principalmente em razão do endividamento, perda do emprego ou diminuição de renda.
O valor da dívida dos brasileiros também subiu e representa agora duas vezes e meia o valor da renda familiar mensal no país. De acordo com o estudo, o montante médio devido passou de R$ 4.007 em 2014 para R$ 5.357 neste ano, alta de 33,7%.
Para 52% dos endividados, a maior dificuldade para a realização dos pagamentos é que o valor da dívida é muito superior aos ganhos, sendo que 45% dos inadimplentes não têm condições de quitar as dívidas, seja totalmente ou parcialmente, nos próximos três meses.
A classe C, um dos motores do consumo dos últimos anos no país, se mostra mais endividada neste ano. Em 2014, 86% dos inadimplentes pertenciam a esta classe social, neste ano, porém, o percentual chega a 90%.
Na comparação por classes sociais, as de menor renda são as mais afetadas com o aumento da inadimplência no país. O valor do endividamento das classes A/B, porém, é maior do que as de menor poder aquisitivo.
Segundo o SPC Brasil, na comparação por gênero, as mulheres inadimplentes, que representam 60% do total, possuem mais compromissos com parcelas de cartões de loja e compra de vendedoras, enquanto que os homens assumem mais gastos com contas de telefone fico ou celular, empréstimos de banco e financiamento de automóveis.
Ao todo, a pesquisa ouviu 600 consumidores, com mais de 18 anos, em 26 capitais brasileiras, mais o Distrito Federal.

-
Unidades de saúde de Selvíria terão programação especial do Março Lilás
As atividades serão realizadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs)
-
Casa do Trabalhador de Costa Rica tem 62 vagas
Casa do Trabalhador de Costa Rica tem 62 vagas
-
Ação “Cuidar é Valorizar” realiza 200 atendimentos em Brasilândia
Ação “Cuidar é Valorizar” realiza 200 atendimentos em Brasilândia
-
Aparecida do Taboado mostra sua força no turismo nacional
Aparecida do Taboado mostra sua força no turismo nacional

PARCEIROS
- Segunda-feira, 16 de Março de 2026
- Chapadão do Sul Chapadão do Sul entrega kits Bebeteca na educação infantil Com foto Com vídeo
- Três Lagoas Via de acesso à marina do Balneário está sendo alargada e receberá pavimentação Com foto Com vídeo
- Ribas do Rio Pardo Ribas do Rio Pardo celebra 82 anos com desfile cívico e programação técnica voltada ao desenvolvimento Com foto Com vídeo
- Ribas do Rio Pardo ExpoRibas 2026 abre com programação técnica de alto nível e palestra magna de Jaime Verruck Com foto Com vídeo
- Aparecida do Taboado Aparecida do Taboado mostra sua força no turismo nacional Com foto Com vídeo
- Três Lagoas Ovos do Aedes aegypti sobrevivem até 1 ano sem água Com foto Com vídeo
- Costa Rica Palestra “Salva Vendas”, capacitação para empreendedores está com inscrições abertas até dia 18 em Costa Rica Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms




