Setor produtivo alavanca em 3% número de contratações em MS
Quem busca emprego sabe como está difícil entrar no mercado de trabalho. A notícia boa no Dia do Trabalhador Rural é que Mato Grosso do Sul tem registrado saldo positivo na movimentação das contratações em relação ao agronegócio. Contrariando setores como a indústria e a construção civil, o número de efetivados cresceu 3,1%, de março de 2015/2016. Este cenário consta no último balanço divulgado pelo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, mostra a evolução do número de vagas. Em 12 meses, foram mais de 37 mil postos de emprego preenchidos.
O terceiro setor que mais contratou é também o único que obteve variação positiva - número de contratados e de desligados. Mais de duas mil pessoas permaneceram trabalhando mesmo após a sazonalidade da agricultura por exemplo, que tem altas na fase de colheita da safra 2016/2017 e de colheita da temporada atual 2015/2016. “Contrariando a teoria de que máquina substitui o homem, a tecnificação das atividades de campo tem exigido cada vez mais a participação e o conhecimento do trabalhador rural, que precisa ser um especialista quando o assunto é tecnologia”, ressalta o presidente da Famasul, Mauricio Saito.
Para atender as necessidades do mercado de trabalho no segmento do agronegócio, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece formação profissional e promoção social. No ano passado aproximadamente 40 mil pessoas receberam treinamento. Para 2016 a intenção é capacitar 50 mil pessoas.
"Há um cenário de crescimento, muita demanda de trabalho no campo e ausência de profissionais aptos para desempenhar funções específicas. Quem buscar qualificação terá espaço para se destacar”, analisou o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan.
Bruna Almeida Santos, do município de Deodápolis, é a comprovação de que o caminho para o emprego certo, seguro e promissor está na educação. Em menos de um ano, ela já incluiu ao currículo os cursos de Segurança de Trabalho, Relações Interpessoais, Primeiros Socorros, Informática e o mais recente de Motoniveladora. “Pretendo me formar em agronomia, fazer outros cursos do Senar/MS e trabalhar no meio rural. Quero estar preparada para quando a oportunidade aparecer”, explica.
-
Fundesporte abre inscrições para Bolsa Atleta e Bolsa Técnico em MS
Inscrições para Bolsa Atleta começam nesta segunda-feira
-
Ano letivo começa na rede estadual com 180 mil alunos em MS
Escolas reformadas e alimentação ampliada marcam início do ano letivo
-
APT Folia 2026 promete três noites de festa e uma matinê inesquecível
APT Folia 2026 promete três noites de festa e uma matinê inesquecível
-
Tele-ECG registra 965 alertas e reforça atendimento cardiovascular em MS
Tele-ECG amplia acesso e reduz riscos em emergências cardíacas

PARCEIROS
- Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026
- Esportes Fundesporte abre inscrições para Bolsa Atleta e Bolsa Técnico em MS Com foto Com vídeo
- Saúde Tele-ECG registra 965 alertas e reforça atendimento cardiovascular em MS Com foto Com vídeo
- Política MS institui Fórum Permanente de Políticas Públicas para Mulheres Com foto Com vídeo
- Educação Mais de 180 mil alunos retornam às aulas na rede estadual de MS Com foto Com vídeo
- Gestão Pública Sejusp apresenta metas para reforçar segurança pública em MS até 2026 Com foto Com vídeo
- Educação Ano letivo começa na rede estadual com 180 mil alunos em MS Com foto Com vídeo
- Domingo, 08 de Fevereiro de 2026
- Geral Prefeitura de Aparecida do Taboado renova convênios com 9 entidades filantrópicas Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms






