Prefeitura debate Plano Municipal para a Primeira Infância
Por meio da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância (CMA-PMPI), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Dourados promove, hoje (11) e amanhã (12), o 1º Seminário Municipal da Primeira Infância da Grande Dourados. A abertura será às 19 horas, no no Auditório do Bloco 10 da Unigran.
Com o tema “Da escuta ao planejamento: construindo uma infância de qualidade”, o evento conta com parceria da Câmara Municipal de Dourados e pretende reunir gestores públicos, profissionais da rede de proteção, representantes de instituições e especialistas para discutir estratégias voltadas à promoção dos direitos das crianças e ao fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância.
Coordenadora da CMA-PMPI, a professora Izabel Cristina Pereira Dias explica que o seminário busca fortalecer o compromisso intersetorial entre os diversos segmentos que atuam na garantia dos direitos das crianças, ampliando o diálogo entre os órgãos públicos, instituições e sociedade civil para a implementação do Plano Municipal para a Primeira Infância.
PROGRAMAÇÃO
A programação conta com abertura oficial às 19h desta terça-feira (11), seguida da palestra magna ministrada pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado e coordenador geral do Comitê da Primeira Infância do TCE-MS, Célio Lima de Oliveira.
Amanhã, dia 12, as atividades terão início às 7h30 e seguem até as 17h, com várias palestras. O vereador Sérgio Nogueira, membro da CMA-PMPI, abordará o tema “Primeira Infância como prioridade: governança, intersetorialidade e implementação do PMPI”; o advogado Robson Moraes ministrará a palestra “Infância Conectada: direitos, proteção e cidadania digital à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, discutindo os desafios e as responsabilidades na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Ainda pela manhã, a programação conta com o painel “Experiências de outros municípios”, espaço destinado à apresentação de iniciativas exitosas e boas práticas desenvolvidas em diferentes localidades, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à Primeira Infância.
No período vespertino, a partir das 13h30, o médico Wendel Dalprá e a neuropsicóloga Liane Dalprá conduzirão a palestra “Os primeiros 1.000 dias de vida e seus impactos no desenvolvimento infantil”, abordando a importância desse período para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças. Em seguida, a psicóloga e professora-doutora Heloísa Bruna Grubits, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), apresentará a palestra “Educar na Primeira Infância: experiências que constroem o desenvolvimento integral da criança”, compartilhando conhecimentos e estratégias voltadas ao fortalecimento do cuidado, da educação e do desenvolvimento infantil.
O encerramento da programação ocorrerá com a palestra “O papel da Assistência Social na Primeira Infância”, ministrada pela secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, que apresentará as ações desenvolvidas pela rede socioassistencial e a importância da atuação integrada da Assistência Social na promoção dos direitos das crianças e no fortalecimento das famílias, compartilhando experiências e ações desenvolvidas pelo município voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares, à proteção social e ao atendimento das crianças e suas famílias.
O seminário é destinado a profissionais da rede de proteção, servidores públicos, educadores, conselheiros, representantes de instituições e demais interessados na temática. Os participantes receberão certificado de 20 horas, mediante participação presencial e cumprimento das atividades previstas pela organização.

-
Prefeitura organiza Jogos da Juventude 2026 e prepara novos talentos para o estadual
Prefeitura organiza Jogos da Juventude 2026 e prepara novos talentos para o estadual
-
Polícia Militar Ambiental e Projeto Florestinha realizam Parada Militar em comemoração ao Dia da Independência em Costa Rica
Polícia Militar Ambiental e Projeto Florestinha realizam Parada Militar em comemoração ao Dia da Independência em Costa Rica
-
Aparecida do Taboado realiza recadastramento do Bolsa Família de 8 a 18 de setembro
Aparecida do Taboado realiza recadastramento do Bolsa Família de 8 a 18 de setembro
-
Desfile de 7 de Setembro celebra “As Conquistas de Naviraí” e reforça mensagem de união
Desfile de 7 de Setembro celebra “As Conquistas de Naviraí” e reforça mensagem de união

PARCEIROS
- Quarta-feira, 09 de Setembro de 2026
- Educação Alunos do Ceim Maria Alice Silvestre visitam Prefeitura e conhecem rotina do prefeito Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura organiza Jogos da Juventude 2026 e prepara novos talentos para o estadual Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura de Dourados entra na reta final para trocar 37 mil lâmpadas por LED Com foto Com vídeo
- Geral Semas divulga convocação do Processo Seletivo Simplificado Com foto Com vídeo
- Obras Prefeitura convida população para lançamento da obra de iluminação solar na BR-262 Com foto Com vídeo
- Saúde CAPS Tião Lapa leva mensagem de valorização da vida aos colaboradores da Dânica Com foto Com vídeo
- Geral Feira do Produtor recebe show de Dilene Carvalho nesta sexta Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms





