Projeto avança na agenda das mudanças climáticas com foco em transformar MS carbono neutro até 2030
Com o objetivo de avaliar a capacidade dos municípios em planejar e executar as ações necessárias para mitigar os efeitos das emissões dos GEEs (gases do efeito estufa), principais causadores das mudanças climáticas, é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, o Projeto Roadmap Território Carbono Neutro em parceria com o Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), que também está em execução nos estados do Pará, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Paraíba.
O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, explicou sobre a funcionalidade e a importância da iniciativa durante o II Encontro de Secretarias Municipais de Meio Ambiente, evento realizado na quarta-feira (11), no Centro de Exposições de Bonito.
O projeto se iniciou com a identificação das potencialidades e das estruturas já implantadas pelos municípios para gerir ações de sustentabilidade. “O desafio era, como levar essa temática até os municípios, como incorporar medidas práticas na vida das pessoas, onde as mudanças de fato começam e terminam”, pontuou Falcette.
Inicialmente, foram selecionados 42 municípios sul-mato-grossenses para participar do projeto. O primeiro passo foi levantar dados como a existência ou não de estruturas de gestão dentro ou relacionadas à temática ambiental. A partir do levantamento desses dados, os esforços se concentram nos 30 municípios com os melhores resultados, mas a perspectiva é de que todos sejam contemplados, afirmou.
O objetivo maior é adequar os municípios das ferramentas necessárias para que se habilitem a se conectar a agentes financeiros que poderão financiar as ações práticas necessárias para fazer o enfrentamento das mudanças climáticas e, dessa forma, ajudar Mato Grosso do Sul a alcançar a meta de se tornar um Estado Carbono Neutro até 2030, explicou o secretário adjunto.
Os consultores do Sebrae que fizeram o levantamento das informações da primeira etapa do projeto estavam presentes ao evento e foram apresentados aos gestores municipais. “Há uma série de desafios que se acumulam na temática ambiental. Vivemos um momento bom da gestão política, em que o governador não olha para partidos, busca apoiar e trabalhar em conjunto com todos os prefeitos. No entanto, 90% das demandas dos municípios que chegam ao Governo do Estado têm a ver com infraestrutura, asfalto”, citou Falcette.
Com esse projeto, os municípios terão oportunidade de se adequar e se instrumentalizar para também desenvolver ações alinhadas com os esforços globais de gestão, que colocam a questão climática no centro das discussões.
-
Brasilândia inicia processo de atualização do Plano Diretor com formação
Brasilândia inicia processo de atualização do Plano Diretor
-
Junho Prata: Chapadão em compromisso com o envelhecimento digno
Junho Prata: Chapadão em compromisso com o envelhecimento digno
-
Brasilândia dá continuidade ao processo de adequação Lei de Proteção de Dados
Brasilândia dá continuidade ao processo de adequação à Lei de Proteção de Dados
-
Prefeitura segue com sinalização viária no bairro Esplanada
Prefeitura segue com sinalização viária no bairro Esplanada

PARCEIROS
- Domingo, 06 de Julho de 2025
- Geral Brasilândia inicia processo de atualização do Plano Diretor com formação Com foto Com vídeo
- Geral Junho Prata: Chapadão em compromisso com o envelhecimento digno Com foto Com vídeo
- Chapadão do Sul Prefeitura segue com sinalização viária no bairro Esplanada Com foto Com vídeo
- Selvíria Jaime se reúne com representantes da Tilabras Com foto Com vídeo
- Sábado, 05 de Julho de 2025
- Geral CadÚnico: Famílias devem manter cadastro atualizado para garantir benefícios Com foto Com vídeo
- Três Lagoas Saúde reorganiza entrega de medicamentos da Clínica de Idoso para melhorar atendimento Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura de Brasilândia inicia entrega de 1.600 cobertores para população Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms