Lewandowski assina portarias de demarcação de territórios Guarani
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, em Brasília, portarias declaratórias que reconhecem sete territórios indígenas do povo guarani do estado de São Paulo. Os territórios são Jaraguá, Pindoty/Araça-Mirim, Guaviraty, Tapy’i/Rio Branquinho, Amba Porã, Djaiko-aty e Peguaoty.
A oficialização ocorreu nesta quarta-feira (23), com a presença daa ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e quebrou um hiato de oito anos sem demarcações na unidade federativa.
Para encerrar o processo de demarcação, é necessário cumprir uma última etapa, que é a de publicação de decreto assinado pelo presidente da República.
Juntas, as terras, localizadas na capital e em Osasco, totalizam mais de 18 mil hectares. Nelas vivem 982 indígenas, atualmente.
Os territórios reconhecidos estão localizados em Osasco e na capital São Paulo. Os documentos também reconhecem terras indígenas em municípios do Vale do Ribeira: Cananéia, Iguape, Miracatu e Sete Barras.
Conforme o Conselho Missionário Indigenista (Cimi), o ato é um modo de tentar assegurar aos guarani mbya e aos tupi guarani a posse permanente de seus territórios. A entidade destaca também que os guarani ainda aguardam a declaração de três terras indígenas: a TIs Ka´aguy Mirim e a Boa Vista Sertão do Promirim, em São Paulo, e a Sambaqui, no Paraná.
-
Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado
Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado
-
Prefeitura abre inscrições para curso de Gestão de Marketing
Prefeitura abre inscrições para curso de Gestão de Marketing
-
Programa Caixa Encantada: doe um brinquedo e compartilhe a magia
Programa Caixa Encantada: doe um brinquedo e compartilhe a magia
-
SEBRAE realiza Roadshow da Hotelaria em parceria com a SEDECT
SEBRAE realiza Roadshow da Hotelaria em parceria com a SEDECT

PARCEIROS
- Domingo, 09 de Novembro de 2025
- Infraestrutura Governo de MS abre licitações para obras de pavimentação em Cassilândia Com foto Com vídeo
- Geral Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado Com foto Com vídeo
- Aparecida do Taboado DUCZ foi liberado nesta quarta-feira, dia 5 Com foto Com vídeo
- Chapadão do Sul Cidade ganha Ecoponto para descarte correto de materiais recicláveis Com foto Com vídeo
- Três Lagoas SEBRAE realiza Roadshow da Hotelaria em parceria com a SEDECT Com foto Com vídeo
- Sábado, 08 de Novembro de 2025
- Geral HR de Ponta Porã realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia Com foto Com vídeo
- Geral Mato Grosso do Sul realiza ‘Dia D’ de Combate à Dengue Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms







