MPMS oferece denúncia para “Operação Hacker de Papel”
VEJA MAIS
- Com renovação contínua da frota e equipamentos, segurança pública de MS cria estrutura moderna de combate ao crime
- Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
- Polícias Científica e Penal coletam DNA de custodiados para ampliar banco usado em investigações criminais
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul ofereceu denúncia em face do ex-Presidente da Câmara de Vereadores de Brasilândia (MS), Paulo Sérgio de Abreu, e seu sobrinho Elielyton Abreu Martins Cordeiro, resultado da “Operação Hacker de Papel” deflagrada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e pela Promotoria de Justiça de Brasilândia (MS).
De acordo com a denúncia assinada pelos Promotores de Justiça Paulo Henrique Mendonca de Freitas, Moisés Casarotto, Fernando Marcelo Peixoto Lanza e Marcos Roberto Dietz (GAECO), o Ministério Público Estadual instaurou em 24 de outubro de 2018 o Procedimento de Investigação Criminal nº 06.2018.00003040-9, no âmbito da Promotoria de Justiça de Brasilândia, com a finalidade de apurar eventual prática dos crimes de extorsão e crimes contra a honra (calúnia e difamação), estes contra vítimas determinadas e indeterminadas.
Segundo restou apurado, entre junho e julho de 2017, Paulo Sérgio de Abreu, então Presidente da Câmara de Vereadores, convidou cinco Vereadores de Brasilândia para uma reunião no Gabinete da Presidência, oportunidade em que exigiu, mediante grave ameaça à honra, a quantia mensal de R$180,00 para pagar uma terceira pessoa, que supostamente impediria publicações difamatórias a respeito dos aludidos Vereadores em redes sociais, especialmente pela página do Facebook denominada “Bras Ney”, ameaçando aqueles que não aderissem à proposta com “o risco do descontrole” sobre tais publicações. As quantias foram exigidas e pagas por quatro meses.
Durante a investigação promovida pelo MPMS foi descoberto que a pessoa responsável pelas publicações difamatórias era Elielyton de Abreu, que é sobrinho do denunciado Paulo Sérgio de Abreu.
Além disso, na investigação restou apurado que o perfil de usuário do Facebook utilizado pelos denunciados foi usado para cometer outros crimes, os quais foram descritos na denúncia oferecida ao Poder Judiciário.
“Operação Hacker de Papel”
No dia 11 de março deste ano, o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a Promotoria de Justiça de Brasilândia (MS) deflagraram a “Operação Hacker de Papel”, cujo objetivo foi cumprir três mandados de busca e apreensão e dois mandados de medidas cautelares pessoais diversas da prisão, em face do ex-Presidente da Câmara de Brasilândia, Paulo Sérgio de Abreu, e seu sobrinho Elielyton Abreu Martins Cordeiro.
A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça de Brasilândia com o apoio do GAECO, apurou os crimes de integrar organização criminosa, extorsão e estelionato contra diversas vítimas, inclusive outros Vereadores do mesmo Município.
-
Funtrab alerta sobre tentativas de golpe envolvendo falsas ofertas de emprego
Funtrab alerta sobre tentativas de golpe envolvendo falsas ofertas de emprego
-
Audiência Pública da Causa Animal: Participe e ajude a construir o futuro das políticas públicas voltadas à causa animal
Audiência Pública da Causa Animal: Participe e ajude a construir o futuro das políticas públicas voltadas à causa animal
-
Prefeitura de TL convoca aprovados de dois Processos Seletivos do Município
Prefeitura de TL convoca aprovados de dois Processos Seletivos do Município
-
Gestão eficiente e compromisso social garantem reconhecimento nacional para Chapadão do Sul
Gestão eficiente e compromisso social garantem reconhecimento nacional para Chapadão do Sul

PARCEIROS
- Quarta-feira, 10 de Junho de 2026
- Geral Governo Municipal fortalece segurança na Escola Professor Jesus com construção de muros e guarita Com foto Com vídeo
- Aparecida do Taboado Aparecida do Taboado recebe Selo Nacional por excelência na gestão da Assistência Social Com foto Com vídeo
- Geral Prefeito Jaime participa do 4º Congresso dos Municípios e busca novas experiências para fortalecer gestão em Selvíria Com foto Com vídeo
- Saúde Secretaria de Saúde de Paranaíba atualiza cronograma do Processo Seletivo nº 10/2026 Com foto Com vídeo
- 103 anos de Três Lagoas IPTU 2026: desconto de 20% pode ser garantido até 10 de julho Com foto Com vídeo
- Saúde Grupo HiperDia da ESF 3 celebra festa junina com saúde e integração Com foto Com vídeo
- Obras Obras de drenagem avançam pelas vias centrais da cidade Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms






