Estudo revela impacto ambiental do eucalipto em assentamentos
Um estudo inédito conduzido pelo secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Valticinez Santiago, revela que a monocultura do eucalipto tem gerado impactos significativos nos recursos hídricos e na economia de assentamentos rurais no Bolsão, região leste de Mato Grosso do Sul, onde está localizada Selvíria.
O levantamento, realizado a partir da demanda de moradores, identificou que pelo menos 350 nascentes estão degradadas e precisam de recuperação devido à redução na infiltração da água no solo e ao consumo excessivo dos lençóis freáticos.
Os efeitos vão além das questões ambientais. A pesquisa aponta que a produção agrícola e pecuária foi reduzida, levando a uma migração populacional expressiva e afetando a economia local. Municípios que fornecem matéria-prima para o setor de celulose, como Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia, Selvíria e Água Clara, registraram queda no número de animais de produção e aumento na degradação das áreas de plantio.
Efeito econômico
Além dos impactos ambientais, o estudo revela que o avanço da silvicultura trouxe efeitos negativos na economia regional. O levantamento aponta que a conversão de áreas produtivas para o plantio de eucalipto reduziu o número de animais destinados à pecuária e desvalorizou atividades agrícolas, levando ao êxodo de trabalhadores que antes dependiam dessas atividades.
Apesar da alta produção de eucaliptos, a distribuição desigual de receitas e investimentos faz com que essas cidades sofram com perdas financeiras, incluindo redução no comércio local, diminuição da arrecadação do ICMS Ecológico e queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O estudo também destaca que a concentração da produção de celulose em Três Lagoas desvaloriza os municípios vizinhos, que fornecem a matéria-prima, mas não recebem investimentos proporcionais. Isso afeta diretamente a geração de empregos e a sustentabilidade econômica da região.
Audiência pública
As preocupações com os impactos ambientais e socioeconômicos da silvicultura levaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a marcar uma audiência pública sobre o tema. O debate será realizado nesta quarta-feira, 12 de março, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. O encontro, que contará com a participação do secretário adjunto Valticinez Santiago, abordará os impactos do eucalipto na região do Bolsão.

-
Hemosul pede apoio da população para estoque de plaquetas e sangue A+ e O+
Hemosul pede apoio da população para estoque de plaquetas e sangue A+ e O+
-
Matrículas para vagas integrais na Educação Infantil seguem até amanhã
Matrículas para vagas integrais na Educação Infantil seguem até amanhã
-
Prefeito e vereadores de Selvíria se reúnem com deputado
Prefeito e vereadores de Selvíria se reúnem com deputado
-
Governo apresenta à Alems projeto que confirma investimentos em todo o MS
Governo apresenta à Alems projeto que confirma investimentos em todo o MS

PARCEIROS
- Sábado, 08 de Novembro de 2025
- Geral HR de Ponta Porã realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia Com foto Com vídeo
- Geral Mato Grosso do Sul realiza ‘Dia D’ de Combate à Dengue Com foto Com vídeo
- Aparecida do Taboado Novembro Azul - Cuidar da saúde também é coisa de homem Com foto Com vídeo
- Chapadão do Sul Programa Caixa Encantada: doe um brinquedo e compartilhe a magia Com foto Com vídeo
- Chapadão do Sul Semana de Avaliações SAEMS começa dia 10 nas escolas municipais Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
- Geral Prefeitura já atende os convocados do programa habitacional de Selvíria Com foto Com vídeo
- Geral Governo apresenta à Alems projeto que confirma investimentos em todo o MS Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms






