Secretaria de Saúde orienta sobre como buscar atendimento para mamografia
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está oferecendo orientações às mulheres que precisam realizar a mamografia, especialmente neste mês de Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre a saúde da mulher, com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e na promoção do cuidado integral.
COMO REALIZAR A MAMOGRAFIA
As mulheres que desejam realizar a mamografia devem procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), em qualquer época do ano, onde serão acolhidas pela equipe e atendidas pelos médicos. Caso seja necessário, o encaminhamento para o exame será feito por meio do sistema de regulação de vagas.
FAIXA ETÁRIA ATUALIZADA
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para o rastreamento do câncer de mama. Atualmente, todas as mulheres de 50 a 74 anos devem realizar a mamografia de rastreamento a cada dois anos.
• Para mulheres entre 40 e 49 anos, a indicação do exame deve ser avaliada junto ao médico, considerando riscos e benefícios, já que a prevalência da doença é menor nessa faixa etária.
• Mulheres com histórico familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau devem iniciar o rastreamento a partir dos 35 anos.
• Em qualquer idade, sintomas suspeitos na mama são motivo para solicitação imediata do exame.
IMPORTÂNCIA DO RASTREAMENTO
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres. Estudos apontam que hábitos de vida saudáveis podem reduzir em até 30% o risco de desenvolver a doença. A mamografia continua sendo o exame essencial para a detecção precoce, permitindo maiores chances de tratamento eficaz e redução da mortalidade.
AÇÕES EM TRÊS LAGOAS
As solicitações de mamografias estão sendo atendidas em parceria com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e IMED, reafirmando o compromisso em garantir acesso aos exames. Neste mês de outubro, foram disponibilizadas 398 novas vagas para mamografias,
OUTUBRO ROSA ALÉM DA MAMOGRAFIA
A SMS reforça que o Outubro Rosa não deve se restringir apenas ao diagnóstico precoce do câncer de mama. As equipes de saúde estão mobilizadas em ações de promoção de hábitos saudáveis, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de violências e fortalecimento da autonomia feminina, reafirmando o compromisso com uma abordagem integral da saúde da mulher.
-
Novembro Azul - Cuidar da saúde também é coisa de homem
Novembro Azul - Cuidar da saúde também é coisa de homem
-
Prefeito e vereadores de Selvíria se reúnem com deputado
Prefeito e vereadores de Selvíria se reúnem com deputado
-
Prazo para quitar a 5ª Parcela do IPTU se encerra dia 10 de novembro
Prazo para quitar a 5ª Parcela do IPTU se encerra dia 10 de novembro
-
MS, PR e Paraguai assinam acordo para campanhas simultâneas de vacinação
MS, PR e Paraguai assinam acordo para campanhas simultâneas de vacinação

PARCEIROS
- Domingo, 09 de Novembro de 2025
- Infraestrutura Governo de MS abre licitações para obras de pavimentação em Cassilândia Com foto Com vídeo
- Geral Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado Com foto Com vídeo
- Aparecida do Taboado DUCZ foi liberado nesta quarta-feira, dia 5 Com foto Com vídeo
- Chapadão do Sul Cidade ganha Ecoponto para descarte correto de materiais recicláveis Com foto Com vídeo
- Três Lagoas SEBRAE realiza Roadshow da Hotelaria em parceria com a SEDECT Com foto Com vídeo
- Sábado, 08 de Novembro de 2025
- Geral HR de Ponta Porã realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia Com foto Com vídeo
- Geral Mato Grosso do Sul realiza ‘Dia D’ de Combate à Dengue Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms







