Agronegócio | Estadão Conteúdo | 05/03/2018 11h45

AgRural eleva previsão para safra de soja para 117,9 mi/de t

Compartilhe:

A consultoria AgRural revisou para cima suas projeções mensais para a colheita da safra 2017/18 de soja no Brasil, de 116,2 milhões de toneladas para 117,9 milhões de toneladas. Segundo nota divulgada nesta segunda-feira, 5, a elevação se deve a ajustes de produtividade em diversos Estados, com destaque para os do Matopiba (Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia).

A área permanece estável em relação a fevereiro e 2,4% maior que a da última temporada, com 34,7 milhões de hectares. Já a produtividade também foi revisada, de 55,8 sacas de 60 kg por hectare projetadas no mês passado para as atuais 56,6 sacas por hectare, o que configura um novo recorde para o País.

“Com chuvas muito favoráveis ao longo de fevereiro, a produtividade dos quatro Estados que compõem o Matopiba foi elevada para níveis recordes, finalmente superando as marcas feitas em 2007/08 no Piauí, em 2010/11 na Bahia e no Maranhão e em 2011/12 no Tocantins”, diz a consultoria. Os grandes volumes de chuva previstos para a região na primeira quinzena de março, entretanto, preocupam.

Os três Estados do Centro-Oeste também apresentam recorde nos resultados para a oleaginosa e tiveram revisões para cima, assim como São Paulo e Minas Gerais. Em Santa Catarina e Rondônia, as produtividades de fevereiro, que já eram recordes, foram mantidas.

Em contrapartida, a consultoria fez cortes nas expectativas para colheita do Rio Grande do Sul, por causa da falta de chuva no sul do Estado, e no Paraná, onde o rápido avanço dos trabalhos registrado na semana passada mostrou produtividades abaixo do esperado na região oeste, que teve chuvas acima do normal ao longo da safra.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS