Agronegócio | Agência CNA | 02/12/2015 13h13

BNDES financiará os próximos 3 anos do Projeto Biomas

Compartilhe:

“Identificamos que o Projeto Biomas é inovador e fundamental para a geração de conhecimentos sobre a produção sustentável nos 6 biomas brasileiros. É um projeto com grande complexidade, pois tem muitos subprojetos de pesquisa vinculados à ele. Mas ficamos impressionados com a quantidade de conhecimento gerado. E esse é o nosso objetivo: apoiar projetos que possam desenvolver e difundir soluções inovadoras”, explica Adriano Carnaúba, do Departamento de Meio Ambiente do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento.

O planejamento das ações vinculadas ao convênio com o BNDES foi debatido na Reunião do Comitê Gestor Nacional ocorrida na última semana. Estavam presentes na reunião representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e das unidades da Embrapa: Embrapa Florestas, Embrapa Semiárido, Embrapa Amazônia Oriental. E ainda representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper e da Fundação de Apoio a Pesquisa e ao Desenvolvimento – FAPED.

“Dos 9 anos planejados para a conclusão dos trabalhos, estamos entrando no sexto ano de Projeto Biomas. Já caminhamos um bocado e esse financiamento nos ajudará a impulsionar e concluir as pesquisas até 2018. Todos os biomas serão beneficiados”, diz Cláudia Rabello, Coordenadora Nacional do Projeto Biomas na CNA.

Para o próximo ano, os coordenadores planejam consolidar um material de apoio ao projeto, com perguntas e respostas mais frequentes dos produtores rurais. “Nestes anos de Projeto Biomas já tivemos diversos momentos de contato com os produtores rurais. Identificamos que a dúvida de um produtor pode ser a de muitos. Por isso, estamos preparando um material de fácil acesso e com linguagem coloquial para que todos entendam”, conta Felipe Ribeiro, Pesquisador da Embrapa e Coordenador do Projeto Biomas no Cerrado.

O PROJETO BIOMAS

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto e John Deere. E agora conta com o financiamento do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS