Agronegócio | Da Redação/Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 17/11/2015 10h14

Brasil pede ao G20 que não haja aumento nos subsídios para produtos agrícolas

Compartilhe:

Contra o interesse de países desenvolvidos, o Brasil vai pedir na Cúpula do G20 que não haja aumento dos subsídios para produtos agrícolas em meio à queda do preço das commodities - produtos primários (in natura) com cotação internacional.

"O G20 deveria assumir um compromisso de evitar aumentar os subsídios", explica o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Cozendey.

A reunião do G20 – grupo com as maiores economias do mundo - acontece em Antália, na Turquia, até esta segunda-feira, 16 de novembro. Na ocasião, o Brasil lançou este, que é um tema polêmico, pois os países desenvolvidos têm importantes programas de subsídios.

Outros temas - Relevantes assuntos foram abordados entre os líderes do G20 como o terrorismo, a crise migratória e o acordo global climático, a ser firmado na 21.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), no próximo mês, em Paris.

Emprego e oportunidades para os jovens, fim dos desperdício de alimentos da agricultura, negócios inclusivos com a população de baixa renda são outros temas discutidos.

Reunião - Nesta reunião, um dos objetivos de todos os países integrantes é elevar Produto Interno Bruto (PIB) coletivo do G20 em 2,1% - acima da trajetória anteriormente esperada até 2018.

Os 19 países mais a União Europeia, que integram o G20, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio internacional e dois terços da população global.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS