Agronegócio | Da Redação/Com Universo Agro | 25/11/2015 11h14

Clima deve afetar produção de aves

Compartilhe:

A produção de frangos pode ser afetada pela mudanças do clima. Pesquisas mostram que animais adultos são sensíveis a altas temperaturas e apresentam elevada mortalidade acima de 38°C de temperatura ambiente. O estresse por calor é responsável por grandes perdas no rendimento de frangos, provocando diminuição do peso corporal e aumento de mortalidade. 

As aves têm seu máximo desenvolvimento entre 18 e 20°C, apresentando temperatura média da superfície da pele ao redor de 33ºC e temperatura interna de 41ºC. Cientistas pesquisam soluções como aclimatação, melhoramento genético e tecnologias relacionadas à infraestrutura das granjas.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (SP) Magda Lima, há  necessidade de mais estudos sobre as localidades sujeitas a temperaturas diárias extremas cujas condições sejam críticas para a atividade avícola. Um trabalho desse tipo foi realizado por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Feagri/Unicamp) no Estado de São Paulo. No estudo, temperaturas diárias acima de 32ºC foram consideradas extremas. O estudo também descobriu que as médias registradas das temperaturas mínimas são bons indicadores de risco. Com esses números, é possível prever aumento ou redução de risco para a atividade caso as médias subam ou desçam, ao longo do tempo.

Pesquisadores apostam em novas tecnologias para minimizar esses problemas. "A termotolerância tem sido pesquisada, como, por exemplo, a aclimatação com exposição de aves recém-nascidas ao estresse por calor ou aves com genes que conferem redução no empenamento [aves com menos penas], que são tentativas para se conseguir melhor comportamento nessas condições", diz a Magda. 

Outra solução eficaz estaria no investimento em instalações que amenizem os efeitos de altas temperaturas. "Acredito que o setor avícola tem acompanhado de perto as necessidades e demandas de adaptação que as mudanças do clima impõem a animais de criação, e, como toda atividade econômica, os produtores já devem prever a importância de se investir em novas tecnologias e infraestrutura para manter a produção, sob risco de sofrerem eventuais perdas", ressalta Magda.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS