Agronegócio | Com AMPASUL | 17/08/2016 14h55

Colheita do algodão entra na reta final

Compartilhe:

Em Chapadão do Sul, a colheita do Algodão Safra está em fase final; ela já foi realizada em 97% da área cultivada na safra 2015/16, e na do Algodão de Segunda Safra ultrapassa a metade do total, 56 % da área desta modalidade. As informações estão em mais um relatório do Programa Fitossanitário, da AMPASUL, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão.

As produtividades do algodão safra mantêm a média de 260 arrobas por hectare, porém ainda tem muitos fardos de algodão na lavoura que precisam ser transportados e pesados para obtenção do número real.

Já em Costa Rica e Alcinópolis, a produtividade poderá chegar a 300@. A região firma-se não somente como a maior em área do estado, mas também com maior produtividade. Naquela região a área a colher é maior e os trabalhos seguem em ritmo acelerado.

Com a proximidade do final da colheita as operações de destruição de soqueiras nas primeiras áreas colhidas já foram iniciadas, pois já ocorreu a rebrota. Esta operação é importante no manejo da cultura, e na Região tem sido realizada em até duas dessecações. Ela serve não só para eliminar plantas de algodão no período do vazio sanitário, mas também para o produtor combater mais uma vez o bicudo do algodoeiro, adicionando um inseticida, antes que ele se dirija para as áreas de refúgio/abrigo de entressafra.

Outro mecanismo que os produtores estão se utilizando são as armadilhas do tipo “atrai e mata”.

O relatório publicado aponta que mesmo diante da intensa campanha sobre perdas no transporte, observa-se nas margens das rodovias e estradas grande perda de pluma com sementes, o que certamente vai contribuir para surgimento de plantas voluntárias. Elas são disseminadoras de pragas e doenças que se alastram pela região.

Lembra ainda o relatório, que os produtores devem se utilizar das torres meteorológicas para decidir sobre o melhor momento para aplicação de defensivos. Já foram instaladas duas torres, uma no Baús (Costa Rica) e outra em Chapadão do Sul.

Relembra ainda o relatório que a AMPASUL realizou, no dia 29 de julho, o Dia do Algodão, evento que oficializa a abertura da colheita do algodão em Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS