Agronegócio | Da Redação/Com CNA | 05/06/2015 09h41

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil lança cadastro de nascentes protegidas

Compartilhe:

Com o mote: Um dia você vai ter que proteger uma nascente. Faça isso em um dia, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) lançaram no Dia Mundial da Água (22/03), o Programa Nacional de Proteção de Nascentes, com a meta de proteger MIL em todo o Brasil, em 2015. E para reunir informações, como a localização exata das nascentes que os produtores rurais estão protegendo, lançam hoje, (03/06), na Semana do Meio Ambiente, um Cadastro de Nascentes Protegidas, disponível no site da CNA.

“A importância desse cadastro vai além do registro de localização dessas nascentes protegidas. Ele poderá servir de base para futuras definições de políticas públicas. E também irá valorizar o que sai do campo para a cidade. O que o produtor rural comercializa vai chegar ao consumidor com um diferencial: Produzido em área que preserva nascente”, afirma o presidente da CNA, João Martins.

Para Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e vice-presidente executivo da CNA, a articulação nacional será ponto forte do Programa: “A oferta de água pelo meio rural, pela proteção de nascentes e diversas outras práticas, é importante serviço à sociedade. No entanto, até hoje as ações dessa natureza sempre foram desenvolvidas de forma pontual, por meio de iniciativas isoladas ou projetos regionais. O Programa da CNA é inovador – e especialmente importante – por fomentar a proteção de recursos de forma articulada, com abrangência nacional, e reunindo informações de uma forma nunca antes feita”.

A proteção de nascentes, nos cinco passos preconizados pelas duas entidades, pode melhorar a qualidade e o abastecimento de água, nas áreas rurais e urbanas. No site especial (http://bit.ly/1IYsJxn ), criado para a campanha do programa, é possível acessar as informações sobre os cinco passos, um vídeo informativo e cartilhas. Também estão disponíveis para download as peças da campanha, como banner, flyer e a placa para identificar as nascentes protegidas. Quem quiser pode baixar a arte final das peças, produzir e usar.

O SENAR está formatando um curso a distância e também lança, nesta quarta-feira, um vídeo técnico sobre proteção de nascentes. “Queremos levar as informações técnicas sobre proteção de nascentes para os cursos presenciais que ofertamos em todo o Brasil. Para o produtor rural, levantar uma cerca em torno de uma nascente não é mistério algum, mas queremos que essa proteção seja feita de modo a garantir água em abundância e de qualidade. E o que é muito importante, respeitando o novo Código Florestal Brasileiro”, explica Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS