Agronegócio | Da redação/com Agrodebate | 13/05/2015 10h20

Embrapa orienta sobre nutrição de bovinos

Compartilhe:

Como manter o rebanho bovino bem nutrido em todo o ciclo produtivo é o tema da mais recente publicação da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. O livro "Nutrição de bovinos de corte – Fundamentos e Aplicações", foi editada por três pesquisadores da unidade: Sérgio Raposo de Medeiros, Rodrigo da Costa Gomes e Davi José Bungenstab e está organizada em dez capitulos, estando disponível para download no portal da Embrapa.

No livro, os pesquisadores abordam uma série de temas, como: valor nutricional dos alimentos, suplementação a pasto, semiconfinamento, confinamento, fórmulas de suplementos que o produtor pode fazer na própria fazenda e recomendações de infraestrutura de cochos. "Nós reunimos o conteúdo de textos técnicos utilizados em cursos e palestras e apresentamos de forma prática e simples para ser utilizado na elaboração de projetos e até no dia a dia no campo", resume Sérgio Medeiros.

Um dos destaques da publicação é o capítulo que trata de estratégias que podem ser adotadas pelos criadores para a suplementação do rebanho no período da estiagem. Os autores abordam as principais formas de suplementar os animais na estação seca, alertam para a utilização inadequada de ureia que pode intoxicar os animais, ensinam como preparar um suplemento à base de sal com ureia e como fornecer aos animais.

Rodrigo Gomes diz que as principais formas de suplementação na seca são: o sal mineral com ureia, o proteinado ou mistura múltipla e a ração de semiconfinamento. Ele avisa também que todas elas podem ser usadas em sistemas de produção convencionais ou integrados e que em todos os casos a recomendação é que lotação da pastagem seja próxima de um animal de 450 quilos por hectare. “Lotações maiores somente quando houver fartura de pasto”, destacou.

Os editores do livro mostram exemplos de formulações de misturas múltiplas ou proteinado, que é outra alternativa de suplementação; fórmula para semiconfinamento que pode ser feita na própria fazenda, além de tratar sobre confinamento – vantagens, importância, escolha do volumoso e considerações importantes a respeito da dieta.

Sérgio Medeiros lembra que o produtor deve redobrar a atenção na nutrição dos animais durante todo o ano, mas ressalta que o melhor desempenho será obtido durante o período mais chuvoso do ano. Já no de estiagem, a quantidade de pasto diminui e a qualidade fica prejudicada, por este motivo é tão importante o planejamento prévio para o período. A seca, conforme ele, acarreta prejuízos como perda de peso animal, diminuição da produção de leite, na taxa de fertilidade predispondo também os animais a doenças.

"A estratégia alimentar adotada na propriedade é um dos definidores do sucesso ou do fracasso da atividade. Cada vez mais há consciência de que o caminho da lucratividade e da sustentabilidade passa pela intensificação principalmente na nutrição e, para isso, dispomos hoje no mercado das mais diversas tecnologias disponíveis. Cabe ao produtor e aos técnicos serem criteriosos no uso destas tecnologias, sempre buscando aquelas que trarão a melhor relação benefício: custo", apontam os três pesquisadores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS