Agronegócio | Da redação/ com Eliana Cezar Silveira | 11/03/2016 14h49

Os avanços do melhoramento animal mostrados na Dinapec

Compartilhe:

O estande do melhoramento animal esteve lotado neste segundo dia da Dinapec que fará sua terceira e última apresentação no formato roteiro, na tarde desta sexta-feira (11), das 15h às 16h30, mesmo assistindo de pé a apresentação, produtores e estudantes avaliaram como importantes as informações repassadas pelos pesquisadores da Embrapa Luis Otávio Campos da Silva e Antonio do Nascimento Rosa. Valeska Wakugawa foi uma das participantes que saiu satisfeita da apresentação. Ela que veio com outros estudantes de medicina veterinária da UNIDERP, disse que conhecia um pouco do trabalho de melhoramento da Embrapa e que hoje acrescentou mais conhecimento relacionado à importância da genética na produção de carne. Produtores do Paraná e do Paraguai, organizados por associações estiveram presentes neste mesmo roteiro e elogiaram o programa de avaliação genética, o Sumário de Touros e o Geneplus que foram explicados pelos pesquisadores.

O Pesquisador Antonio Rosa está surpreso com o número de visitantes e do interesse demonstrado pelas tecnologias da Embrapa no campo da genética. Em sua apresentação ele fez um histórico do programa de avaliações genéticas na Embrapa que teve início na década de 1970, passando pelo lançamento dos Sumários Nacionais de Touros. Já o programa Geneplus de melhoramento animal, criado para assessorar os produtores de bovinos de corte foi apresentado pelo melhorista Luiz Otávio, que de forma simples e direta falou da importância da seleção de um rebanho, da coleta e interpretação de dados, do uso da genética para produção de carne entre outras informações.

O Geneplus é composto por um software que facilita o gerenciamento de informações provenientes do campo gerando relatórios em cada uma das fases de exploração da atividade. Esse software possibilita a formação de um banco de dados adequados a análises genéticas para o produtor, que fornecerão os instrumentos necessários ao melhoramento genético do seu rebanho.

Nova tecnologia permitirá consultar o mérito genético animal pelo celular

Os participantes também tiveram a oportunidade de saber mais detalhes do aplicativo lançado nesta quarta, (9) intitulado “Sumário de Touros Nelore-Geneplus Embrapa” criado para atender produtores que buscam soluções e serviços em tempo real. É um aplicativo móvel onde usuários, por meio de seus celulares, poderão ter em mãos um sumário de touros completo, com acesso às avaliações genéticas, tendências genéticas, índices e genealogia. O objetivo é auxiliar o criador de gado em suas tomadas de decisão na escolha de touros por meio das avaliações genéticas. Um avanço, sem dúvida nenhuma que foi trabalhado durante muitos anos por especialistas dedicados e experientes. Coordenado pelo pesquisador da Embrapa Luiz Otávio e pelo pesquisador do Geneplus Paulo Nobre, o aplicativo foi desenvolvido para utilização em ambiente android e em breve estará disponível na internet pelo link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.geneplus.summary

O roteiro do melhoramento além da apresentação técnica inclui a exposição de animais cruzados, Nelore, Senepol e Caracu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS