Agronegócio | Da redação/ com MS em Dia | 23/01/2016 10h51

Senar/MS demonstra simulador de agricultura no Showtec

Compartilhe:

Um equipamento que reúne as tecnologias oferecidas pelo Programa de Agricultura de Precisão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) esteve à disposição dos visitantes do Showtec 2016, que terminou na sexta-feira (22). Essas tecnologias, que vêm embarcadas nas máquinas agrícolas modernas, auxiliam no monitoramento de diferentes culturas e na tomada de decisão do produtor, desde o início do plantio até o momento da colheita.

De acordo com Vanusa Borges, do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, a agricultura de precisão é um sistema de gerenciamento da propriedade rural que utiliza tecnologias para monitorar lavouras e fornecer informações rápidas e precisas ao operador. “O Programa de Agricultura de Precisão do Senar/MS possui seis módulos, totalizando 112 horas, e capacita o trabalhador e o produtor rural com foco na operação de máquinas agrícolas. O objetivo é desenvolver as competências técnicas que melhoram a gestão da propriedade” explica.

Graças ao simulador, os visitantes do Showtec podem conhecer o Programa e as atividades desenvolvidas durante os treinamentos. Sob a supervisão de um instrutor, o participante poderá acompanhar a calibração da máquina, operação de semeadora, adubadora, distribuição à taxa variável, entre outras técnicas.

O Programa de Agricultura de Precisão do Senar/MS existe desde 2012 e já abriu 46 turmas, com 293 inscritos. “O Showtec será uma ótima oportunidade para que o produtor conheça o sistema, veja como são feitas as calibrações e decida por participar ou não do Programa”, pontuou Vanusa.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS