Agropecuária | Com Famasul | 11/12/2017 09h59

“Só há transformação se houver conhecimento”, destaca Saito em seminário

Compartilhe:

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, participou na última sexta-feira (8) do 5º Seminário de Líderes da OCB/MS. O evento tem objetivo de capacitar conselheiros, gerentes e diretores cooperativistas, no fomento da competitividade e eficiência das instituições.

 

Contextualizando o importante momento demográfico registrado no Brasil, Saito destacou a importância da formação de lideranças.

 

“O Brasil é um dos 59 países do mundo que vive atualmente o que chamamos de ‘bônus demográfico’: que ocorre quando temos uma classe economicamente ativa mais jovem. Estudos apontam que na década de 2030 a faixa etária de pessoas mais velhas ultrapassará a dos mais novos. Logo, é preciso capacitar esses jovens para um futuro mais embasado e sustentável para o crescimento. Nada supera a educação, só há transformação se houver conhecimento.”

 

O presidente do Sistema Famasul também pontuou que por Mato Grosso do Sul ter “uma vocação agropecuária, a preparação de líderes deve ser uma prioridade com o propósito de evolução, não só do sistema cooperativo, mas da sociedade.”

 

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Regis, ressaltou que “metade do que é produzido no Agro é trabalho das cooperativas, sendo que mais de 5 bilhões de dólares da nossas exportações são resultado dessas empresas. Acreditamos nessa proposta diferenciada e o cooperativismo sul-mato-grossense tem feito o seu papel de casa”.

 

O secretário de estado da Semagro, Jaime Verruck, ressaltou o desenvolvimento das cooperativas em Mato Grosso do Sul.

 

“O painel de investimentos da Secretaria mostra que nos dois últimos anos as cooperativas agrícolas se consagraram como os maiores investidores do estado. Além disso, o sistema cooperativista hoje é o que mais tem gerado emprego em MS”, disse.

 

Para a gerente-geral do Sescoop Nacional, Karla Tadeu Duarte de Oliveira, a formação de lideranças está diretamente relacionada ao desenvolvimento do cooperativismo por agregar valores econômicos e sociais.

 

“Este é um trabalho robusto que se traduz em resultados. Vivenciamos hoje um cenário cada vez mais volátil com mudanças profundas e de incertezas em todos os aspectos. Assim, a formação de líderes, a partir do cooperativismo, nos mostra um cenário com melhores oportunidades para todos”, afirmou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS