Água Clara | Da Redação/Com Portal Água Clara | 15/02/2012 10h55

DRMS inspeciona os trabalhos em São Domingos

Compartilhe:

A equipe de Manutenção de Linhas da Divisão Regional do Mato Grosso do Sul (DRMS) da Eletrosul, começou nesta segunda-feira (13), os trabalhos de inspeção em São Domingos que,  escoará a energia gerada pela Usina Hidrelétrica até a Subestação Água Clara.

A montagem da Linha de Transmissão com 53 quilômetros de extensão, 138 torres de alta tensão e quatro postes de concreto foi finalizada na semana passada depois de dois meses de trabalho ininterrupto. Segundo o gerente da Regional, Ricardo Licks, durante a inspeção (chamada tecnicamente de comissionamento), os eletricistas verificarão acessos, sistema de aterramento, erosões, travessias e todos os itens do projeto original para garantir segurança ao sistema energético.

“Uma das nossas prioridades durante o comissionamento é verificar a qualidade do trabalho de aterramento de cabos. O Mato Grosso do Sul é um estado com vários tipos de solos e um dos locais com maior incidência de raios no Brasil. Por isso, precisamos adotar técnicas específicas no aterramento já que no caso dessa LT o terreno é arenoso e apresenta resistência ao escoamento das descargas atmosféricas”, explicou Licks.

Durante a inspeção, a Eletrosul também fará o georreferenciamento de toda a extensão da linha mapeando com o uso do GPS todos os acessos, estradas, pontes e torres para que a equipe de manutenção tenha a localização precisa de todos os itens necessários para o trabalho de rotina e emergência.

UHSD 

A Usina Hidrelétrica São Domingos, localizada na confluência dos rios São Domingos e Rio Verde, na divisa das cidades de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, ao leste do Mato Grosso do Sul, deverá entrar em operação no segundo semestre deste ano. A hidrelétrica terá potência instalada de 48 MW, suficientes para abastecer uma cidade com 550 mil habitantes. É o primeiro empreendimento da Eletrosul na área de geração de energia no estado. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS