Água Clara | Da Redação/Com Assessoria | 28/09/2015 10h32

Eletrosul inicia trabalho de transposição de peixes no Rio Verde entre Água Clara e Ribas

Compartilhe:

Recomeça no dia 1º de outubro o trabalho de transposição de peixes no Rio Verde, coordenado pela Eletrosul, na área onde foi construída a Usina Hidrelétrica São Domingos, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo. Esse trabalho começa no mês anterior ao início da piracema e vai até 30 dias após o término do período de reprodução dos peixes, podendo se estender por mais tempo, caso seja necessário. As espécies capturadas são medidas, pesadas, recebem uma marcação - uma pequena tarjeta plástica - e são devolvidas ao rio na região à montante da usina. Isso permite monitorar o comportamento das espécies migradoras e contribuir com sua preservação.

A colaboração dos pescadores com esses estudos é fundamental. Por isso, a Eletrosul reforça o pedido para que os pescadores que capturarem os peixes identificados com a tarjeta plástica façam, se possível, a medição, pesagem do exemplar, anotando, além dessas informações, o local e a data da captura. A identificação pode ser retirada e após isso o peixe pode ser consumido normalmente. A Eletrosul salienta que isso não é uma fiscalização, mas um estudo sobre os peixes nativos e a participação de todos vai ajudar na preservação dessas espécies.

As marcações e as informações poderão ser encaminhadas diretamente à Usina Hidrelétrica São Domingos e às prefeituras de Água Clara e Ribas do Rio Pardo. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone 0800 488048 ou 67 3348-2202.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS