Água Clara | Da Redação/Com Assessoria | 10/08/2015 14h58

Especialista vai ao Encontro de Educadores

Compartilhe:

O professor Júlio Furtado estará dia 18 de Agosto (terça-feira), no Encontro de Educadores, em Água Clara.

Ele apresentará, das 08h às 9h45min, das 10h15min às 12h e das 13h às 14h30min as palestras, respectivamente, “Conteúdos e competências na sala de aula”, “Avaliação significativa”, “Liderança e Gestão escolar e pedagógica: o desafio de fazer acontecer”.

O convite foi da prefeitura e o público será composto por professores da Rede Municipal de Educação de Água Clara/MS.

Júlio Furtado é Mestre em Educação pela UFRJ. Pós-graduado em Orientação Educacional. Doutor em Ciências da Educação e Diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba. Graduado em Pedagogia. Escritor. Reside no Rio de Janeiro.  

Temas das palestras

Conteúdos e competências na sala de aula - O discurso do currículo por habilidades e competências vem ganhando cada vez mais força porque se projetou na escola uma missão social urgente: a de produzir profissionais mais competentes que sejam cidadãos mais conscientes. Essa missão exige que a escola abandone tudo que não leve diretamente ao desenvolvimento de competências. Embora perigosa, essa concepção vem se impondo nos processos de elaboração e planejamento curricular. Outra razão pode ser encontrada nos tipos de exigências que o Mercado e o mundo em geral vêm fazendo às pessoas. Buscam-se de pessoas que saibam fazer e que tenham capacidade de planejar e resolver problemas.

Liderança, gestão escolar e pedagógica - Furtado defende que um bom gestor tem, acima de tudo, compromisso com a causa. Sabe deixar isso claro para todos e coloca esse compromisso acima de tudo. Possui habilidade para ser firme sem ser grosseiro e ser direto sem ser ofensivo. É observador, variando o foco de seu olhar continuamente entre o micro e o macro. É habilidoso em tornar o objetivo da escola um objetivo de todos. É cuidadoso com a condução do Projeto Político Pedagógico, levando todos os personagens da escola a se comprometerem com o mesmo. Sabe usar a autoridade sem ser autoritário.

Avaliação significativa: construindo caminhos em parceria com a aprendizagem - A Avaliação é uma valiosa estratégia de mediação da aprendizagem. Nesse sentido, ela deve:  encorajar o aluno a reorganizar o seu saber; colocar aluno e professor em movimento; favorecer a construção de sentido. A investigação contínua do processo de aprendizagem que ajuda a garantir o alcance dos objetivos traçados e possibilita intervenções contínuas na aprendizagem do aluno, facilitando a construção de sentido sobre o que se está aprendendo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS