Aparecida do Taboado | Da redação/com JPTL | 09/10/2013 12h09

150 toneladas de pneus são recolhidos pela Secretaria de Saúde

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - Somente em 2013 o município, por meio da Secretária de Saúde, mediada pela coordenadoria de Controle de Vetores, já enviou paraa reciclagem mais de 150 toneladas de pneus inservíveis.

De acordo com José Fernando da Silva, coordenador do Controle de Vetores, o trabalho é de suma importância, pois o pneu é um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Para nós que atuamos diretamente no combate à dengue, esta quantidade de pneus é como retirar do município 150 toneladas de criadouros do mosquito Aedes aegypti, já que pneus são um dospontos preferidos do mosquito para deixar seus ovos”, afirmou.

Todos esses pneus enviados para a reciclagem foram recolhidos pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em borracharias – inclusive na olaria dos Teixeira e na usina Alcoovale –, nas residências, oficinas de balanceamento, terrenos baldios e fábricas.

José Fernando explicou que nos locais onde há a presença de pneus inservíveis frequentemente, como, por exemplo, nas borracharias e oficinas de balanceamento, as visitas são realizadas quinzenalmente, pois os locais são considerados “pontos estratégicos”.

Já o recolhimento em residências, terrenos baldios e fábricas se dão a partir de informações repassadas pelos ACE ou pelos Agentes Comunitários de Saúde em suas visitas diárias no combate à dengue.

Ao mesmo tempo em que são recolhidos os pneus os agentes também realizama pesquisa larvária(busca por larvas do mosquito) e executa o tratamento químico(uso de inseticida).

“Com essa ação agregada a várias outras que a Secretária de Saúde realiza diariamente, estamos trabalhando para conseguir manter o Índice de Infestação Predial(IIP) abaixo de 1%, que é o preconizado pela Organização Mundial de Saúde, e é quando a probabilidade de ocorrência de casos suspeitos de dengue é bem menor”, explicou o coordenador.

DENGUE

As ações de combate à dengue foram intensificadas com o objetivo de manter o IIP abaixo de 1%,mesmo nos períodos chuvosos que antecedem geralmente a ocorrências de casos da doença. “O Governo Municipal está fazendo sua parte nesta batalha contra a dengue, mas sabemos que temos que contar com o apoio de toda a sociedade cada um fazendo sua parte”, salientou.

O coordenador lembrou ainda que é preciso lembrar que a dengue pode matar. Somente neste ano mais de 30 pessoas morreram no estado de Mato Grosso do Sul e vários outros óbitos suspeitos estão sendo investigados pelas autoridades competentes.

Manter alguns cuidados é importante para a prevenção contra o surgimento do foco da doença. O Controle de Vetores alerta para que o cidadão não deixe água parada; limpe sua caixa d´água com frequência e mantenha tampada; verifique se a calha de sua residência não está entupida;não deixevaso floral com água, substitua por areia grossa. “Qualquer local com água parada pode servir de criadouros para que a fêmea do mosquito da denguepossa desovar”, alertou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS