Aparecida do Taboado | Da redação/com Assessoria | 02/07/2013 13h35

Aparecida assina convênio para construção de 432 casas populares

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - O governo do Estado está investindo quase R$ 8 milhões na construção de 2.015 unidades habitacionais nos municípios de Aparecida do Taboado, Dourados, Ponta Porã e Sidrolândia. Os contratos foram assinados nesta segunda-feira (1º) pelo governador André Puccinelli durante solenidade no gabinete da Governadoria com as presenças de prefeitos e do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes de Siqueira.
   
Aparecida do Taboado foi beneficiada com 432 unidades habitacionais e o prefeito José Robson Samara comemorou mais essa conquista para a população aparecidense. “O município precisa de mais moradias, mas com a parceria é certo que irá acontecer. Aparecida se industrializou muito rápido e temos um grande déficit habitacional, mas hoje, em conversa com os secretários, obtivemos o compromisso de conseguirmos a construção de mais casas populares na 2ª etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida”, contou.
   
Ainda segundo o prefeito Robinho, a construção de moradias, além de gerar empregos, vai resgatar a dignidade e realizar o sonho de muitas famílias aparecidenses: “o sonho de ter a casa própria”, frisou.
   
O prefeito José Robson Samara participou da audiência acompanhado do secretário de Saúde, Luiz Antônio Caron; secretário de Obras, Rafael Faria; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Faber Lalucci.

As unidades habitacionais serão construídas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). A parceria entre governo do Estado, governo Federal e municípios beneficiados representa investimentos de mais de R$ 125,8 milhões. Além dos recursos de contrapartida, o Estado também investe em infraestrutura, como a implantação de rede de abastecimento de água.
   
“Chegamos a 60 mil unidades habitacionais entre as já entregues, as que estão em construção e contratadas neste momento para que, até final do ano que vem, possamos ter além destas, nos próximos contratos que serão assinados, a possibilidade de ultrapassar 70 mil unidades residenciais nestes oito anos. Nunca se construiu tanto no Estado e isso foi uma política ousada e buscada pelo governo estadual em ter recursos de contrapartida para edificações seja em aldeias indígenas, em assentamentos, para os quilombolas, na área rural ou urbana”, ressaltou o governador.
   
Puccinelli salientou que não existe um município em Mato Grosso do Sul que não tenha a parceria do governo estadual para complementar os recursos e desta forma garantir edificações de moradias. “Que busquemos tantas quantas unidades para o Estado. É política de governo estadual em consonância com a política federal para que juntos possamos fazer mais nos municípios”, concluiu.
   
Com o novo compromisso, serão mais 2.015 moradias, que somam 60 mil garantidas pelo governo do Estado, entre as já entregues, em construção e em execução no Mato Grosso do Sul. O que, segundo o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, é quase o total da meta audaciosa do Governo do Estado. “Já são 60 mil casas garantidas para a população, mas queremos chegar às 70 mil moradias, o que seria o equivalente a uma casa por hora, do governo atual, ou seja, total de horas do dia 1º de janeiro de 2007 à 31 de dezembro de 2014”, disse.
   
Também esteve presente na assinatura do Termo de Compromisso, a vice-governadora e secretária de Governo, Simone Tebet; o prefeito de Dourados, Murilo Zauith; o prefeito de Sidrolândia, Ari Basso; o secretário de Estado de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, Nelson Trad Filho; representantes do Legislativo Estadual e Federal e empresários da construção civil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS