Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Jornal do Povo | 07/12/2013 16h42

Aparecida destina 20 toneladas de pneus para reciclagem

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado destinou, ontem, mais 20 toneladas de pneus inservíveis para a reciclagem. O material, que seguiu ontem em uma carreta para uma empresa de reciclagem parceria do município, estava armazenado no Ecoponto da cidade, espaço destinado para a acomodação de pneus sem o risco da dengue. 

O serviço de coleta e armazenagem é feito pelo município. Entretanto, o coordenador de Controle de Vetores de Aparecida, José Fernando da Silva, chama atenção para a responsabilidade da classe empresarial local. Em entrevista concedida à rádio Cultura FM de Aparecida do Taboado,  ele lembrou o que determina o Código de Posturas do Município.

De acordo com ele, cabe ao empresário que está comercializando o material dar a destinação correta quando em desuso. “Muitos ainda acham que o setor público é obrigado a recolher esse pneu. Não é. Na realidade, pela lei, a obrigação de cuidar desses pneus é do empresário, que lucram com isso. Mas, como nem todos fazem esse trabalho, o Controle de Vetores disponibiliza o recolhimento para evitar uma possível infestação da doença”, destacou.

O volume de trabalho é grande. Com um único veículo disponível, o setor chega a fazer até 20 viagens para recolher uma média de 30 a 40 pneus. Além de levar os pneus até o Ecoponto, o coordenador reforça aos empresários a necessidade de se manter, até o recolhimento, os pneus em locais cobertos e secos. “O Ecoponto é feito para isso [acomodar os pneus em local seco]. Se tem pneus, ligue e nos avise, enquanto isso mantenha-os em local fechado para garantir a segurança tanto dele quanto dos vizinhos”. 

Com o novo carregamento, aumentou para 170 toneladas a quantidade de pneus velhos e inservíveis destinados para a reciclagem. Durante a entrevista, José Fernando disse: “foram mais de 20 toneladas de possíveis criadouros da dengue que foram retirados”. 

CAMPANHA

Nesta semana, o Controle de Vetores também deu início à intensificação das ações de combate à dengue. De 2 a 12 deste mês, será realizado um trabalho de supervisão dos agentes de endemias. A medida visa melhorar o atendimento à população e também intensificar o trabalho de conscientização. “A dengue ainda é preocupante no nosso Estado, assim como em todo o Brasil. Em Aparecida do Taboado, estamos trabalhando para mantermos o número infestação da dengue em índices aceitáveis”, destacou.

Até o momento, Aparecida do Taboado registrou 399 casos de dengue, segundo o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta semana. Atualmente, o índice de infestação da cidade, ainda segundo o boletim, é de 1773,8. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS