Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Assessoria | 06/07/2015 15h15

Aparecida do Taboado conta com agentes para a Defesa Civil

Compartilhe:

Aparecida do Taboado agora tem agentes representantes para a Defesa Civil. O Estado de Mato Grosso do Sul capacitou, de 29 de junho a 03 de julho, 30 cidadãos para atender as ocorrências de competência do órgão. O curso “Capacitação em Agentes Voluntários para ações de Defesa Civil” ocorreu na cidade de Paranaíba, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Do município participaram: o diretor de Turismo e Meio Ambiente, Jary Augusto Silva; o sargento do 15º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Daniel Guimarães da Silva; e a engenheira sanitarista ambiental, Carla Cabral Magalhães. Na oportunidade Jary foi nomeado coordenador da Defesa Civil de Aparecida do Taboado.

O curso foi conduzido pelo coordenador adjunto, Coronel B.M, Adriano Notelo Rampazo, com a direção do coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel B.M, Isaias Ferreira Bittencourt. A capacitação teve carga horária de 60 horas/aula, sendo 40 delas correspondentes a “AVDC -Agentes Voluntários para Ações de Defesa Civil” e 20 horas de “Combate à incêndio florestal”.

Conforme explicou o coordenador, o Governo do Estado busca capacitar agentes em todos os municípios. “Esta é uma parceria com a Caravana da Saúde. Assim como a ação, o curso da Defesa Civil está sendo disponibilizado para as regiões atendidas. O objetivo é implantar Coordenadorias Municipais da Defesa Civil em todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, explicou Rampazo.

A capacitação passou por três microrregiões antes de Paranaíba. Foram atendidas as microrregiões de Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas. Aparecida do Taboado faz parte da quarta microrregião atendida. Os municípios que fizeram parte da Caravana da Saúde foram convidados para o curso.

A Defesa Civil, no Estado de Mato Grosso do Sul, é constituída por órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e dos Municípios, por entidades privadas e pela comunidade, sob a coordenação geral da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

São objetivos da Defesa Civil, planejar e promover a defesa contra desastres naturais ou artificiais; atuar na iminência e situação de desastres naturais ou artificiais; atuar na iminência e situações de desastres; e prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas e recuperar áreas deterioradas por desastres.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS