Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 31/03/2015 13h50

Aparecida do Taboado será atendida pela Caravana da Saúde

Compartilhe:

O município de Aparecida do Taboado foi selecionado para receber os atendimentos do principal programa de saúde do Governo do Estado: A Caravana da Saúde.O Programa Caravana da Saúde é uma iniciativa do Governo do Estado para diminuir o número das filas de atendimentos em saúde em todo Mato Grosso do Sul e reestruturar o sistema de saúde. Ao todo, serão 11 edições que passarão por todas as microrregiões do Estado, atingindo os seus 79 municípios.

O objetivo é aumentar qualidade dos serviços de saúde em cada microrregião e evitar que as filas voltem a ser formadas mantendo a qualidade dos atendimentos nos municípios.

A microrregião de Paranaíba, da qual Aparecida do Taboado faz parte, será a terceira cidade a receber a Caravana da Saúde. A primeira foi Coxim, e a segunda será Ponta Porã. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Luciano Silva, "quando a Caravana da Saúde vier para Paranaíba, será feita uma triagem de quais cirurgias e atendimentos serão realizados, por exemplo, as cirurgias de catarata farão parte do pacote. Desta maneira selecionaremos as pessoas de Aparecida do Taboado que precisam de tais procedimentos, e levaremos esses usuários para serem operados em Paranaíba".

A Caravana da Saúde disponibiliza 14 veículos adaptados para diversos atendimentos em saúde, entre eles quatro carretas exclusivas para consultas e cirurgias oftalmológicas. Os exames compreendem consultas com especialidades em Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Glicemia, Papanicolau, Mamografia, Ultrassonografia, Odontologia, Cardiologia e Pediatria.

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), também oferecerá a população aparecidense serviços disponibilizados pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Proncon/MS), órgãos ligados à Sedhast.

"Levar saúde ao interior do Estado é também uma oportunidade de oferecermos serviços de cidadania que contemplem as necessidades de cada localidade. Os serviços da Funtrab, como emissão de carteiras de trabalho; do Procon, de orientação ao consumidor, e da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, com a distribuição de panfletos informativos e a presença da unidade móvel de atendimento às mulheres em situação de violência, com certeza vão fechar um ciclo de serviços governamentais oferecidos ao cidadão", ressaltou a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto.A expectativa é de que a Caravana da Saúde realize mais de 18,5 mil atendimentos em Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS