Aparecida do Taboado | Da redação/com JPTL | 31/07/2013 16h46

Cigcoe deve reforçar segurança em Aparecida do Taboado

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - A Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), de Campo Grande, deverá reforçar o efetivo da Polícia Militar de Aparecida do Taboado temporariamente. Em entrevista à Cultura FM de Aparecida do Taboado, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, informou que a polícia está planejando uma operação com o apoio da Cigcoe para combater a criminalidade no município. O objetivo, segundo ele, é “dar uma assustada” nos criminosos da cidade. “A polícia tem que se fazer presente constantemente nas ruas e levar tranquilidade aos cidadãos. Por isso, estou determinando a Cigcoe, que já esteve há algum tempo em Aparecida, no passado, e conseguiu reestabelecer a ordem, que retorne”, destacou.

O anúncio aconteceu durante a etapa da Copa Morena, realizada em Aparecida do Taboado nesse fim de semana, prestigiada pelo coronel à pedido do prefeito Robson Samara, o Robinho. “E venho também com a responsabilidade de verificar os índices de criminalidade do município”, completou.

Conforme o comandante da PM, a operação da Cigcoe deverá iniciar nas próximas semanas. Entretanto, ele não precisou data de início ou término da ação policial. David informou apenas que a equipe deverá dar suporte aos policiais que atendem em Aparecida.

EFETIVO

Na entrevista, o coronel informou ainda que Aparecida do Taboado deverá ser uma das cidades contempladas com o concurso público para o ingresso de 1,2 mil servidores na área de Segurança Pública em todo o Estado. De acordo com ele, desse total, 500 vagas são destinadas apenas para a Polícia Militar, que espera, entre agosto e setembro, já lançar o edital de abertura das inscrições. “Serão concursos regionalizados, no caso de Aparecida, a prova será aplicada em Paranaíba, sede da PM. Mas, será voltado para a comunidade local, fazendo com que os filhos de Aparecida, Cassiândia, Paranaíba e outras cidades próximas possam participar e, caso sejam aprovados em todas as etapas, trabalhar na comunidade onde cresceram”, completou.

O concurso regionalizado tem dois pontos positivos, o primeiro, segundo o coronel David, é promover a política de polícia comunitária. Já o segundo é a redução dos pedidos de transferência para outras unidades depois de formados. 

Em relação a viaturas e equipamentos, que também estariam deficitários no município, o comandante geral da Polícia Militar informou que os municípios da região deverão ser beneficiados pelo programa do governo federal para aumentar a segurança na fronteira. “O Estado tem recebido investimentos muito altos do governo federal e o governador pretende destinar parte desse recurso para a aquisição de viaturas e outros equipamentos para as polícias de outras regiões. Com certeza, Aparecida também será atendida”. 

HOMICÍDIOS

O Mapa da Violência 2013, estudo sobre mortes violentas de todo o Brasil, apontou Aparecida do Taboado como a oitava cidade mais violenta de Mato Grosso do Sul. O município registrou, em 2011 (ano base da pesquisa), o total de oito homicídios. O número corresponde a uma taxa de 35,4 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, levando em conta que, naquele ano, a cidade contava com 22,6 mil moradores. Além disso, o número de crimes mais que dobrou quando comparado com o ano de 2009, que fechou com três casos. No ranking nacional, a cidade ficou com na 340ª posição, levando em consideração o índice populacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS