Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Jornal do Povo de Três Lagoas | 23/02/2013 11h43

Comércio de Aparecida quer complexo Sesc Senac

Compartilhe:

Comerciantes também querem um complexo social e de capacitação de mão de obra, como o anunciado no setor da indústria, que terá o Centro Integrado Sesi Senai (CISS). Para o comércio, a reivindicação é de um complexo do Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio). 

O assunto foi tratado nesta semana pelo presidente da Associação Comercial (ACIAT), José Carlos Hypólito, e o presidente do Sindicato dos Comerciantes (SICOAT), Carlos César Algozine de Andrade, com o prefeito Robinho Samara Almeida (PR), quando foi anunciada a cessão de uma área para construção da sede para a entidade comercial.

A questão já havia sido abordada na semana passada com o deputado federal Edson Giroto (PMDB-MS) e o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), quando os dirigentes de classe pediram incentivos às atividades comerciais. “Nós queremos solicitar de vocês, classe política, que nos deem o mesmo apoio que deram à indústria. Precisamos da força política de vocês para trazer para Aparecida do Taboado unidades do Sesc Senac”, comentou José Carlos, enfatizando a importância de qualificar os comerciários.

Segundo o prefeito, a indústria conseguiu o Centro Integrado Sesi Senai da Fiems em razão da mobilização política e também pela insistência da Associação Industrial (AIAT), além do quadro da economia no Estado, que coloca Aparecida do Taboado como o quarto maior polo industrial de Mato Grosso do Sul. Robinho ressalvou, no entanto, que na campanha assumiu compromisso com o fortalecimento do comércio local e o primeiro passo era justamente articular o apoio político por meios dos parlamentares que visitavam Aparecida do Taboado.

REIVINDICAÇÃO

Durante a reunião com os dirigentes classistas, o deputado Edson Giroto ligou para o presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), para encaminhar o pedido. “Apesar de a arrecadação ainda ser pequena em Aparecida do Taboado, a federação está disposta a manter parceria com o município. Já com relação à construção de uma unidade Sesc Senai, será preciso amadurecer o assunto”, respondeu o dirigente da Fecomércio, Edison Araújo.

O sistema da Fecomércio, no entanto, pode ampliar suas ações em Aparecida do Taboado, segundo Araújo, prometendo levar para o município uma unidade móvel odontológica para atender comerciários, dependentes e comunidade, além de uma unidade móvel do Senac com cursos de gestão empresarial e informática.

Edson Giroto e Eduardo Rocha propuseram uma reunião dos dirigentes do comércio de Aparecida do Taboado com a diretoria da Fecomércio.  

Entre os serviços oferecidos pelo Senac, estão as bibliotecas, pareceres técnicos, cursos livres, de aprendizagem, capacitação e formação, graduação, extensão universitária, educação a distância, calendário de eventos, pesquisas, suporte às datas comemorativas, programas de relacionamento, bolsas de estudo e ações socioeducativas, culturais e assistenciais, em articulação com o Serviço Social, que estende as ações na área de atendimento médico e odontológico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS