Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 21/07/2015 15h00

Conferência realiza palestras para formação de grupos de trabalho

Compartilhe:

Durante a VII Conferência Municipal de Saúde, que ocorreu nos dias 16 e 17 de julho, no Salão de Eventos da Melhor Idade, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou duas importantes palestrantes para orientar os participantes para a formação dos grupos de trabalho que elaborariam as sugestões e propostas a serem apresentadas na VIII Conferência Estadual de Saúde.

Estiveram no município: Luciane Andreatta, Gerente de Saúde Prisional da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, e Nuilena Elizabeth dos Santos da Silva, representante dos usuários do Conselho Estadual de Saúde de MS.

Durante o primeiro dia de Conferência, Luciane falou sobre dois eixos: “Direito da Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade” e “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”. Já no segundo dia ela orientou sobre “Financiamento do SUS e Relação Pública Privada” e “Gestão do SUS e modelo de Atenção à Saúde”.

O objetivo da VII Conferência Municipal de Saúde foi promover a participação de todos os segmentos da comunidade, buscando um debate democrático acerca do tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro”.

Luciane explicou que os participantes devem elaborar boas propostas pensando na realidade do município e destacou que Aparecida do Taboado tem bons projetos para a Saúde. Ela aproveitou o ensejo para parabenizar o modelo de gestão da Saúde de Aparecida do Taboado. “Eu acompanho vários municípios e vejo que estão muito mais atrasados, que não contam nem com ambulâncias e dependem de municípios maiores para o atendimento”, contou.

Nuilane Elizabeth, por sua vez, falou sobre o segmento dos representantes dos trabalhadores e disse que para ser conselheiro é preciso responsabilidade e amor no que se faz. A Comissão Organizadora da Conferência, segundo ela, quer envolver o máximo de pessoas e por isso é importante a participação de todos os agentes da Secretaria Municipal de Saúde. Ao finalizar, a representante dos usuários do Conselho Estadual de Saúde também destacou a organização da Saúde do município no atendimento à população.

Durante as ministrações estiveram presentes: o prefeito Robinho Samara; o chefe de Gabinete, Adalto Roberto Rodrigues; os vereadores Gustavo Carvalho. Rogério Ramos e Jefferson Rinaldi Bernardino; e o secretário de Saúde, Luciano Silva.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS