Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Aparecida do Taboado | 10/01/2013 12h51

Cresce índice de infestação de mosquito transmissor da dengue

Compartilhe:

O setor de Vetores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aparecida do Taboado constatou aumento no índice de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, o que eleva a preocupação e a necessidade de cuidados pelo Poder Público e munícipes.

De acordo com o coordenador de Vetores José Fernando da Silva, em entrevista à Rádio Cultura FM nesta quarta-feira (9), o índice começou a subir, passando a 1,06% no mês de Dezembro, quando o recomendável é índice abaixo deste patamar.

Ele revelou que mesmo com a possibilidade da aplicação de multas, decretada durante a gestão anterior, e com o trabalho constante dos agentes, muitos focos do mosquito estão sendo encontrados nas residências.

“A média do município em relatório que acabamos de tirar é de 1,06%, mas se fizermos uma análise por bairros, em alguns deles este índice certamente estará mais elevado”, alertou.

O secretário de Saúde Luiz Antônio Caron disse que o prefeito Robinho Samara pediu atenção total do setor competente para que todas as medidas necessárias sejam tomadas com o objetivo de evitar a proliferação da doença entre a população.

Mesmo com a atuação constante do Poder Público Municipal, é importante também a participação dos moradores, vistoriando os quintais e interior das residências, ou mesmo lotes, para retirar recipientes que acumulem água e favoreçam a infestação do mosquito aedes aegypti, que põe ovos nestes locais, e após atingirem a fase alada, colocam em risco a saúde das pessoas.

“Os bebedouros de animais devem ser limpos a cada três dias, temos que cuidar os reservatórios de água que ficam no chão, ou que estejam destampados, e os depósitos predominantes que estamos encontrando podem ser eliminados pelo próprio morador, como latas, garrafas, inclusive pet e as tampinhas, vasos de plantas, pneus, que infelizmente apesar dos anos de divulgação, até hoje contribuem com a proliferação do mosquito, e por isso mais uma vez pedimos a ajuda dos moradores”, explicou José Fernando.

A dengue, com a descoberta de variações do vírus, já causou mortes no Brasil inclusive em Mato Grosso do Sul, e a Secretaria Municipal de Saúde lembra que o tipo 4 da doença foi encontrado em Três Lagoas, em Campo Grande, Dourados, e outras cidades mais próximas.

A parceria do setor de Saúde Pública do município e da população será o único instrumento para evitar que a doença cause transtornos em Aparecida do Taboado.

A Secretaria Municipal de Saúde possui um setor de atendimento para receber denúncias de moradores, sobre residências que estejam com focos de larvas do mosquito aedes aegypti.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS