Aparecida do Taboado | Com Mariele Machado | 20/11/2016 17h30

Curso ensinou famílias a gerenciar o orçamento doméstico

Compartilhe:

Logo que inicia o mês, surgem às despesas e o valor total das contas para pagar acaba ultrapassando o que foi ganho no começo do mês. A situação é comum e pode ser observada em muitos lares brasileiros, onde o orçamento familiar não passou por um planejamento.

Esse controle orçamentário doméstico é também uma preocupação que está presente no meio rural. Com o objetivo de levar conhecimento e melhorar o rendimento familiar, o Sindicato Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) ofereceu no período de 09 a 10 de novembro, o curso “Família e Qualidade de Vida e Controle de Orçamento Familiar”.

O treinamento foi ministrado pela instrutora Telma Dias da Silveira para 13 participantes e teve uma carga horária de 16 horas. O curso ofereceu aos participantes ferramentas de controle orçamentário, além de tratar temas como o relacionamento familiar, qualidade de vida, alimentação, trabalho, afetividade, a integridade da saúde, a importância do bom relacionamento, entre outros. De acordo com a instrutora, o objetivo é também inserir a mulher na organização do orçamento familiar, favorecendo a qualidade de vida dos membros da família. Segundo Telma Dias da Silveira, o treinamento propôs o consumo consciente, levando a uma reflexão mais profunda sobre receitas e despesas familiares. “O objetivo é fazer o aluno se tornar uma pessoa mais reflexiva, mais consciente na maneira como utiliza o seu dinheiro.

E a economia pode levar ao aumento no rendimento da família”. Na qualificação, além do foco no controle do orçamento familiar é abordada a qualidade de vida voltada para a saúde mental, ambiental e social. O Sindicato Rural sempre está promovendo em parceria com o SENAR/MS cursos gratuitos para a população, que além de contribuir para que as pessoas produzam seus próprios alimentos em casa, também é uma fonte de renda, pois quando aprendem podem estar fazendo os produtos para comercializar, já que no curso sempre aprendem novidades de culinária.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS