Aparecida do Taboado | Da redação/com JPTL | 04/08/2013 09h50

Dânica transfere linha de produção para Aparecida do Taboado

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - A unidade da empresa Dânica em Aparecida do Taboado deverá aumentar a aumentar a capacidade de produção.  Na semana passada, a diretoria da empresa emitiu comunicado em que anunciava a transferência da linha de produção de Joiville (SC) para  Mato Grosso do Sul. Com isso, a unidade, que hoje já atua na área de portas e portais, receberá as linhas de produtos para os mercados Naval & Offshore (interiores para embarcações e banheiros modulares) e Salas Limpas, divisória para laboratórios e área de controle de contaminação. Uma das causas para a transferência está relacionada aos incentivos fiscais concedidos pelo estado.

Em comunicado oficial, a empresa informou que em 6 de junho de 2012 havia aberto negociação com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina e com a Inova SC para concessão de incentivos fiscais. Mas, não obtivera êxito ao longo do ano.

Em junho deste ano, a Dânica retomou as discussões. A concessão de incentivo fiscal por meio de isenção de 75% dos impostos estaduais apenas à produção da linha Naval & Offshore, oferecida pelo Estado de Santa Catarina,  segundo a empresa, atendia aos pleitos de um dos segmentos de atuação da empresa, “entretanto, era insuficiente para fazer frente aos concorrentes da companhia , que contam com 100% de isenção de tributos estaduais no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul”, destacou trecho do comunicado.
 
Embora seja um dos principais motivos, o diretor administrativo da Dânica, Marcos Jeske, explicou: “A decisão de transferir parte de produção da companhia para o Mato Grosso do Sul não foi motivada apenas pelos incentivos fiscais, mas também perspectiva de equalizar os custos de produção e pela existência de uma planta industrial já instalada na região", assegurou, no mesmo comunicado.
 
UNIDADE

Em funcionamento desde o final de 2008, a unidade Dânica Taboado é uma das mais importantes para Aparecida do Taboado.  Em 2011, a unidade chegou a produzir cerca de 100 mil m² de painéis e telhas de isolamento térmico por mês. O volume representa um faturamento de R$ 70 milhões por mês. Para isso, a empresa gera, hoje, aproximadamente 300 empregos diretos, número que deverá aumentar com a nova linha de produção. Embora ainda não se saiba a porcentagem.

O Jornal do Povo entrou em contato com a empresa, mas foi informado de que a empresa não irá se pronunciar sobre o cronograma da transferência ou outras informações no momento.
 
A Dânica Corporation é uma companhia europeia e latino-americana especializada em sistemas termoisolantes. Hoje, todas as fábricas do grupo, somadas, são responsáveis pela produção de três milhões de metros quadrados de painéis e 25 mil portas termoisolantes por ano. Em 2012, segundo informações da assessoria, a empresa faturou R$ 402 milhões.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS