Aparecida do Taboado | Da redação/com JPTL | 16/05/2013 13h28

Detran lança em Aparecida do Taboado formação de condutores

Compartilhe:

 Aparecida do Taboado (MS) - A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) está estimulando a adoção do projeto Trânsito na Escola, que prepara os futuros condutores nos dois últimos anos do ensino médio. Alunos que cumprirem a carga horária do projeto ficam desobrigados de frequentar as aulas teóricas em autoescola no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Uma equipe do Detran esteve em Aparecida do Taboado na semana passada, quando apresentou, no Centro Pedagógico e Cultural “Professor Agrício José Tolentino”, o Projeto Trânsito na Escola: Jovem Condutor.
 
A coordenadora de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Aparecida Blini, articulou o evento, que teve suporte do Demutran na divulgação. Valéria destacou o apoio ao projeto, ressaltando a importância do programa para um trânsito mais seguro e responsável, com a formação de motoristas mais conscientes.

O projeto, de acordo com Valéria Blini, oferece aos estudantes aulas no início do 2º ano do ensino médio e que se estendem até o fim do 3º ano. Após completar 18 anos, os estudantes que participam do projeto podem realizar a prova teórica do processo de habilitação do Detran, sem a necessidade das aulas teóricas na autoescola. O curso é dividido em cinco módulos e tem carga horária total de 155 horas/aulas.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação (SED), já conta com mais de dois mil alunos em todo o Estado. As aulas regulares são ministradas por professores com formação em instrução de trânsito.

A secretária municipal de Educação, Ana Elizabete de Lima Garcia, e o diretor do Demutran, Sebastião de Souza Queiroz, participaram da apresentação do projeto, junto com diretores de escolas, professores, representantes das forças de segurança no município e das autoescolas locais.

As ruas de Aparecida do Taboado devem receber nova sinalização, após os trabalhos de recuperação do asfalto, que nesta semana entrou na segunda etapa. A Secretaria Municipal de Obras iniciou a fase de recuperação do pavimento asfáltico nas ruas que já tinham recebido a operação tapa-buraco. Segundo o secretário de Obras, Rafael Alexandre Faria, estão sendo eliminados os pontos críticos.

“A Prefeitura, conforme já havia sido informado anteriormente, fará manutenção e conservação permanente nas vias do perímetro urbano, e o retorno a locais onde nossa equipe já passou estava previsto, uma vez que, como a população sabe, o pavimento em Aparecida do Taboado está muito deteriorado e é comum surgirem outros buracos”, disse o secretário. Ele lembrou que a Prefeitura vai investir também na melhoria da sinalização horizontal e vertical, além do reforço nas faixas amarelas e delimitação de faixas de pedestres e faixa de retenção nos cruzamentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS