Aparecida do Taboado | Da redação/com Assessoria | 15/05/2013 13h11

Detran/MS realizou vistoria na frota escolar

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - A agência regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) esteve em Aparecida do Taboado na manhã da quinta-feira (9), realizando vistoria nos veículos que prestam o serviço de transporte escolar no município.

A inspeção é feita por técnicos do órgão que avaliam a documentação e os equipamentos de segurança. Se algum item estiver irregular o veículo é reprovado na vistoria e fica proibido de prestar o serviço.

De acordo com a chefe de núcleo de transporte escolar, Jacqueline P. de Queiroga, todos os veículos destinados ao transporte de estudantes da zona rural, incluindo peruas, micro ônibus e ônibus, devem ser vistoriados duas vezes ao ano, sendo que a primeira ocorreu na quinta-feira, quando todos passaram pela inspeção e foram aprovados, recebendo o Detran/MS, que fica posicionado no pára-brisa dianteiro do veículo. Este selo é a garantia de que o veículo passou pela vistoria e está regularizado.

"A vistoria é fundamental para garantir a segurança oferecida pela empresa, tanto com relação às condições do veículo quanto na formação do motorista", explica.

Durante a inspeção, os técnicos avaliam diversos quesitos, entre esses a documentação do veículo e do motorista – que deve ser habilitado na categoria D e ter passado por curso de condução escolar. Para trabalhar no ramo, o motorista também deve apresentar certidão criminal negativa. Já o veículo deve estar em dia com diversos itens de segurança, entre eles faróis, pneus, cintos de segurança (que devem estar disponíveis para todos os alunos transportados), extintor de incêndio e condições gerais do veículo.

A secretária municipal de Educação, Ana Elizabete de Lima Garcia, salientou que a Administração “Novos Tempos” primará pela qualidade dos serviços de transporte escolar, cumprindo as normas técnicas existentes, e ao mesmo tempo beneficiando a comunidade escolar que utiliza os veículos disponibilizados pelo Poder Público.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS