Aparecida do Taboado | Da redação/com Assessoria | 05/05/2013 11h55

Eldorado deve contribuir com projetos que serão elaborados pela Prefeitura

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - O prefeito Robinho Samara, acompanhado dos secretários municipais Faber Lallucci Pereira de Souza (Desenvolvimento Econômico), Ana Elizabete de Lima Garcia (Educação), e Luiz Antônio Caron (Saúde), recepcionou nesta sexta-feira (03) no Paço Municipal, representantes da Eldorado Brasil Celulose.

O gerente de Sustentabilidade, José Antônio Caveanha e a funcionária da área, Simone da Luz Padilha Filipus, estiveram em Aparecida do Taboado para iniciarem tratativas com a Administração “Novos Tempos”, para contribuir com o desenvolvimento do município, a partir da aplicação de recursos em alguns projetos elaborados pelo Poder Público Municipal.

Onze municípios de Mato Grosso do Sul deverão receber participação financeira da Eldorado Brasil, cujo trabalho já se iniciou nas cidades de Três Lagoas, Selvíria, Água Clara e Inocência.

A chegada dos representantes da indústria a Aparecida do Taboado, serviu para abrir as conversações para o estreitamento das relações com a Prefeitura.

Caveanha informou ao prefeito e secretários, que a Eldorado Brasil dará apoio financeiro na execução de projetos voltados para a Educação e Saúde.

É necessária a participação da Administração com contrapartida financeira.

“A Prefeitura vê com bons olhos o interesse da Eldorado em contribuir com os municípios da região, uma vez que a indústria compreende o impacto que o Poder Público sofre com a chegada de grandes empreendimentos, por conta da vinda de muitas pessoas de outras regiões em busca de trabalho, gerando progresso e grandes contribuições, e por outro lado elevando os encargos públicos em setores essenciais, como a Saúde, Educação e área Social”, ressaltou o prefeito Robinho Samara.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Caron, considerou positiva a visita dos representantes da Eldorado Brasil.

Ele informou que a Prefeitura deve solicitar o auxílio da indústria, nos projetos que preveem a melhoria dos equipamentos hospitalares e na reestruturação do Hospital.

A secretária municipal de Educação, Ana Elizabete, também ficou animada com a reunião, e esclareceu que deve ser elaborado projeto com vistas à aplicação do recurso disponibilizado pela Eldorado Brasil, na ampliação de Creches ou mesmo na criação de Extensão dos espaços destinados aos Centros Municipais de Educação Infantil.

“O município constata uma demanda maior para a ampliação de vagas nas Creches, e será neste sentido que a Administração deve aproveitar esta disponibilidade de contribuição da Eldorado”, complementou Ana Elizabete.

Caberá à Administração “Novos Tempos” formular os projetos e encaminhá-los à empresa, para avaliação da viabilidade da participação financeira pela Eldorado Brasil.

Prefeito e secretários terão uma nova reunião com os representantes da indústria, em data a ser agendada, desta vez na sede da Eldorado Brasil, localizada às margens da Rodovia BR-158, no município de Três Lagoas.

Investimento nos municípios

O executivo José Carlos Grubisich, durante entrevista coletiva em 2012, anunciou que a Eldorado Brasil Celulose, ciente da responsabilidade de assegurar contrapartida para a comunidade dos municípios envolvidos, elaborou um programa social para a região.

“Devemos aplicar cerca de R$ 25 milhões nos próximos dois anos em projetos de natureza social, melhoria de Hospitais, Creches, Escolas e Unidades de Pronto Atendimento”.

Unidade em Aparecida do Taboado

O município já é beneficiado com a geração de empregos após a instalação de um Terminal Intermodal da Eldorado Brasil, onde metade da produção de celulose da unidade em Três Lagoas será transportada a partir de Aparecida do Taboado.

A previsão é que pela BR-158 entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado circulem 60 carretas transportando celulose até o Terminal Intermodal, cuja carga segue em vagões até o Porto de Santos-SP.

A indústria

A Eldorado é uma empresa brasileira e a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. A indústria tem capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose branqueada já a partir de 2013.

O destino dessa produção – que utilizará como matéria prima a madeira de florestas plantadas de eucalipto, fonte 100% renovável – é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

O investimento de R$ 6,2 bilhões alia a adoção das melhores tecnologias disponíveis com uma gestão de projeto focada na sustentabilidade dos processos industriais e florestais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS