Aparecida do Taboado | Da redação/com Costa Leste News | 30/09/2013 12h45

Exposição "Aprendizes da Arte" resgata a cultura local em Aparecida

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - A Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha organizou nos dias 24 e 25 de setembro a 1ª Exposição “Aprendizes da Arte”, no salão paroquial, com museu familiar, telas de autorretratos, quadros quinhentistas e do 2º movimento modernista, maquetes feudalista e da cultura local.

O público pode conhecer um pouco mais sobre a cultura aparecidense, além de encontrar várias peças antigas, que segundo as coordenadoras do evento, Hélida Aparecida Fagundes Silva Santos e Lidiane Nogueira, datam de 1530 e 1800. “Temos um estribo que é uma das peças mais antigas encontradas pelos alunos e professores. Todos os objetos expostos foram doados pela população aparecidense, contando assim um pouco da nossa história”, explicou Hélida.

Ela também contou que local a população pode ver um livro que traz relatos do Brasil de 1500. “Esse foi um dos achados mais importantes, pois ele é de estremo valor histórico para os alunos e a população”, ressaltou.

Na exposição foi possível encontrar moedas, maquina de costura, relógio de bolso, vitrolas, discos, jogo de chá de porcelana, panelas de barros, maquina de escrever, bacias de cobre, entre outros objetos que fizeram parte do cotidiano do brasileiro, e que muitas vezes só é possível encontrar em museus ou antiquários.

A coordenadora contou que o principal objetivo da exposição, além de fazer um resgate cultural, foi melhorar o aprendizado dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio. “Para realizar a exposição eles tiveram que realizar muita pesquisa e leitura. E  dessa forma encontramos um madeira de incentiva-los a estudar mais, além de motiva-los”, explicou Hélida. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS