Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Aparecida do Taboado | 27/03/2013 13h37

Levantamento detalhado das vias pavimentadas foi apresentado ao Legislativo

Compartilhe:

Aparecida do Taboado conta atualmente com 49,97% das ruas pavimentadas (605.805 m²), figurando entre os municípios sul-mato-grossenses com os índices mais baixos em se tratando de revestimento asfáltico.

Os dados foram apresentados pelo prefeito Robinho Samara e pelo secretário de Obras Rafael Alexandre Faria, aos nove vereadores aparecidenses, durante encontro realizado na manhã da segunda-feira (25), na sala de reuniões do Paço Municipal.

No que tange à manutenção e conversação das vias asfaltadas, levantamento feito pela Administração “Novos Tempos”, disponibilizado aos representantes do Poder Legislativo, revela que nos últimos anos o município amargou prejuízos com os recursos aplicados em operação tapa-buracos, porque não houve planejamento técnico adequado para manter a qualidade do pavimento asfáltico, que por isso encontra-se seriamente deteriorado em várias regiões da cidade.

Durante a reunião com os vereadores, o prefeito citou exemplos de Ruas pavimentadas, que não reúnem mais condições para aplicação de tapa-buracos ou recapeamento, devendo receber um novo pavimento, dado o precário estado de conservação em que estão.

O secretário Rafael fez uma exposição fotográfica com a situação encontrada pela Administração “Novos Tempos” em diversas vias, grande parte em situação deplorável, e que receberão cuidados especiais.

Ele relatou que a equipe técnica fez um estudo sobre o estado do pavimento asfáltico na cidade, que terá cuidados específicos dependendo do estado de conservação de cada Rua.

Há locais em que será necessário tapa-buracos, em outros, recapeamento, ou novo pavimento, e em determinadas situações, variados tipos de aplicações.

“Esta identificação do problema possibilitará à prefeitura praticar valores diferenciados, diminuindo os custos e garantindo maior durabilidade ao pavimento”, explicou o secretário.

O prefeito Robinho Samara reforçou que a Administração “Novos Tempos” investirá na aplicação de material de qualidade, pensando no conforto da população.

Samara informou aos vereadores que estudo técnico feito pela Secretaria de Obras indica que em Aparecida do Taboado serão necessários R$ 28 milhões para levar asfalto às Ruas que não contam com a benfeitoria, e outros R$ 8 milhões para a recuperação adequada de todo o pavimento asfáltico existente na cidade.

Os valores são exorbitantes em decorrência da falta de conservação nos últimos anos que resultou no desgaste da malha asfáltica.

Na exposição fotográfica apresentada aos vereadores pelo secretário de Obras, figuram seis Ruas localizadas no Jardim Aeroporto e Jardim Wilson Lucas de Oliveira, em que a capa asfáltica acabou devido à falta de conservação.

Juntas totalizam 9.300 m², e a recuperação do asfalto exigirá dos cofres municipais mais de R$ 312 mil, recurso que segundo Rafael, serviria para aplicar 41.500 m² em recapeamento.

Prefeito e secretário aproveitaram a reunião para explicar aos vereadores sobre o trabalho de restauração do pavimento, que está em andamento pela Administração “Novos Tempos”.

O período chuvoso comprometeu o andamento normal dos serviços nas duas últimas semanas, atrasando o cronograma.

O material aplicado que se soltou em alguns pontos da cidade, ocorreu porque nos referidos locais há maior volume superficial de água, o que exigirá uma ação mais detalhada da Secretaria de Obras.

Entretanto, na maioria dos pontos em que ocorreu a recuperação, o serviço foi de qualidade, aprovado por moradores.

Sobre alguns comentários classificando como “material de sobra” a massa utilizada na operação tapa-buracos em Aparecida do Taboado, Rafael explicou que há reaproveitamento de material asfáltico, de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelo DNIT, que estão sendo cumpridas no serviço executado na cidade, cuja denominação técnica é Mistura Asfáltica Reciclada (MAR), empregada por empresas do ramo em todo o Brasil e que não comprometem na qualidade do produto utilizado.

A Administração “Novos Tempos” concluiu 80% da operação tapa-buracos, investindo pouco mais de R$ 600 mil, surpreendendo alguns vereadores presentes à reunião, que estimavam volume financeiro bem maior.

O prefeito explicou que o custo abaixo do que se projetava nos serviços executados até o momento, se deve ao bom trânsito que possui junto aos setores competentes, e que contribuem com a economia gerada nos cofres municipais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS