Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 15/09/2018 10h40

“Meu quintal é maior que o mundo” é tema de projeto na Escola São Jerônimo

Compartilhe:

Por meio do PVE (Programa Votorantim pela Educação), a Escola Municipal São Jerônimo desenvolve, desde o mês de agosto, o projeto “Meu quintal é maior que o mundo”, temático dos poemas de Manoel de Barros. Uma das ações literárias do trabalho desenvolvido com os alunos será realizada no dia 21 de setembro na Praça do Santuário com uma “Trilha Literária”.

De acordo com a direção, participam deste projeto os alunos do 2º ano vespertino do ensino fundamental. Estas crianças são envolvidas em ações para incentivar a leitura de poemas e valorização da cultura. Foram escolhidas as poesias de Manoel de Barros por ser sua linguagem muito próxima da criança e por retratar o universo infantil em seus poemas com riqueza de detalhes. A primeira ação foi uma visita a campo, em um quintal de uma das crianças que participa do projeto em uma chácara, na Avenida Boiadeira, onde as crianças leram e cantaram o poema “Bernardo”, de Manoel de Barros, para todos os moradores do local e puderam brincar.

Já a segunda ação ocorreu nesta sexta-feira, 14, na “Brinquedoteca Arco- Íris”, onde os estudantes participaram do “exercício de criançar”, como denominou a escola. “Além de poderem brincar no pula-pula, piscina de bolinha e demais brinquedos que a brinquedoteca oferece, as crianças cantaram poemas e fizeram leitura”, explicou à coordenadora Delza Solange Barrada do Nascimento.

Participam ativamente do projeto: como professora regente, Carla Patrícia Mendes; professora de produção, Ângela Cristiane Calente; professora de arte, Lycianne Carvalho Parente; professor de educação física, Nevyton Candido Martins; coordenadora Delza Solange; e a diretora Idair Aparecida de Mendonça.

No dia 21 de setembro, ocorrerá a terceira ação literária do projeto com a “Trilha Literária”, a escola receberá a colaboração da corporação do Corpo de Bombeiros. Os militares levarão para a Praça do Santuário a “Falsa Baiana” (deslocamento utilizando dois cabos) e um exercício de ponte.

O objetivo da “Trilha Literária” será proporcionar aos alunos um exercício de interpretação de texto lúdico, as atividades/brincadeiras têm como etapa desvendar partes dos poemas estudados para passar por todos os circuitos da trilha até a sua conclusão. “Temos certeza que este projeto vai contribuir muito com a aprendizagem e cultura de nossas crianças”, finalizou a diretora Idair.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS