Aparecida do Taboado | Da redação/com JPTL | 27/08/2013 10h54

Município gerou mais de 70 novos postos de trabalho no mês de julho

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - Setenta e oito novos postos de trabalho foram gerados em Aparecida do Taboado no mês de junho. Os dados, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que, em julho, o município registrou o total de 482 contratações contra 404 demissões, o que fez com que o município liderasse a geração de empregos na microrregião da qual pertence. 

A construção civil, assim como em boa parte de Mato Grosso do Sul, foi a grande responsável por esse saldo. Sozinho, o setor gerou 50% dos novos postos de trabalho com carteira assinada em Aparecida, com o total de 86 admissões e 45 desligamentos, o que equivale a um saldo positivo de 41 novos empregos. Ao todo, o setor conta com 161 empregos formais (até janeiro desse ano), distribuídos em 45 estabelecimentos.

Em segundo lugar no ranking de geradores de empregos aparece o Comércio, com 22 novos postos de trabalho abertos no mês passado. O setor, que hoje emprega 660 aparecidenses distribuídos em 462 estabelecimentos, encerrou julho com 63 admissões e 41 desligamentos.

O segmento de serviços ficou em terceiro lugar com 15 novos empregos formais. Em julho foram registrados 53 admissões e 38 desligamentos. O setor, que conta com 430 empresas formalizadas, emprega 586 pessoas.

Já a indústria da transformação, hoje a maior empregadora do município, com o total de 3.150 empregos distribuídos em 133 empresas, ficou em quarto lugar com a geração de apenas cinco novos empregos no mês passado. O setor registrou 217 admissões contra 212 desligamentos.

Ainda segundo os dados do Caged, o único segmento a encerrar o mês com saldo negativo em contratações foi o da agropecuária, com cinco postos de trabalho fechados (63 admissões contra 68 desligamentos). Ao todo, o setor emprega 837 trabalhadores com carteira assinada, distribuídos em 392 empreendimentos.

O resultado de julho fez com que o município continuasse com elevados índices de contratações. De janeiro até o mês passado, Aparecida do Taboado registrou o total de 1.268 novos empregos formais. Ao todo o município foi responsável pela contratação de 3.725 trabalhadores e pelo desligamento de 2.457.

Aparecida liderou contratações na microrregião em julho

O comportamento do mercado de trabalho de Aparecida do Taboado ainda rendeu ao município a liderança entre os municípios que compõem a microrregião de Paranaíba. Pela divisão do Caged, a microrregião é composta, além das duas cidades, por Inocência e Selvíria.

Ao todo, a região foi responsável pela geração de 102 novos empregos, tendo registrado 1.097 admissões contra 995 desligamentos.

Paranaíba aparece em segundo lugar no ranking, com a geração de 25 novos empregos formais no mês passado. O município registrou 486 admissões e 461 desligamentos. Ao todo, o município emprega 9.198 paranaibenses, distribuídos em 2.656 estabelecimentos de diversos segmentos.

Selvíria, conforme o Caged, também fechou com saldo positivo, com a geração de 15 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês passado – 77 admissões e 62 desligamentos.

O único município da região a encerrar o mês de junho com saldo negativo foi Inocência, com saldo negativo de 16 postos de trabalho fechados. O município, que conta com 816 estabelecimentos empregando 1.091 pessoas, registrou em julho o total de 52 contratações e 68 demissões.

Ao todo, a microrregião de Paranaíba éresponsável pelo emprego de 16.696 pessoas com carteira assinada. Juntos, os municípios somam 5.308 empreendimentos em funcionamento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS