Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 28/06/2023 09h06

Nova horta criada é espaço terapêutico para o pessoal da Melhor Idade e pacientes do CAPS

Compartilhe:

Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a horta foi plantada em espaço ao lado do Módulo Esportivo “Wilfrides Alves Martins” e será uma atividade de relaxamento, contato com a natureza e estímulo à socialização e exercício físico.

O cultivo de hortaliças para fins terapêuticos está sendo uma das estratégias adotadas recentemente pelo CAPS - Centro de Atenção Psicossocial “Tião Lapa” e pelo SCVF - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A ideia é estimular, por meio da atividade, o desenvolvimento das capacidades cognitivas e de socialização dos atendidos.

“O contato com a terra permite uma função terapêutica, propiciando sensações de bem-estar e uma melhoria físico-mental. Além disso, as atividades de plantio e da manutenção da horta trarão uma maior autonomia e melhoria na capacidade de ressocialização”, disse a psicóloga coordenadora do CAPS Isléia Nonis.

A implantação da horta com fins terapêuticos e como atividade física prioriza diversos benefícios aos atendidos pela Melhor Idade e pelo CAPS. Entre eles a melhoria da alimentação das entidades que serão beneficiadas. Além disso, buscando despertar a responsabilidade de todos com o meio ambiente. A horta irá contribuir também nos aspectos emocionais, tendo impacto positivo no desenvolvimento da memória e da saúde mental como todo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS