Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 11/08/2015 14h09

Prefeito e secretário de Saúde acompanham visitas domiciliares

Compartilhe:

Para avaliar o atendimento à população de Aparecida do Taboado, na manhã de sexta-feira (07), o prefeito Robinho Samara, o secretário de Saúde, Luciano Silva e a coordenadora da Saúde da Família, Cintia Mello Lalluci, acompanharam visitas domiciliares realizadas pela equipe de Saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central, formada pela médica da família, doutora Amanda Tolentino Moretti Almeida, técnica de enfermagem e agentes de Saúde.

O município conta com seis unidades de Saúde da Família e o programa de visitas domiciliares é realizado em todas elas. Os atendimentos funcionam como preconiza o Ministério da Saúde com relação à Saúde da Família. De acordo com o prefeito, este acompanhamento é para conhecer como funciona o trabalho externo da Secretaria Municipal de Saúde. “O que devemos ter como prioridade é a saúde. Eu fico feliz, porque a gente vê o bom atendimento e a educação com as pessoas, por isso quero agradecer a toda equipe pelo serviço que estão fazendo”, disse Robinho Samara.

O casal, Darci Gregória Miranda, 69 anos, e José Alves de Queiroz, 73 anos, receberam a equipe em sua residência. Segundo eles, a equipe é atenciosa e controla a medicação de ambos.

O senhor João Batista de Oliveira Filho, 79 anos e a dona Maria Abadia de Souza, 62 anos, também frisaram o bom atendimento durante as visitas domiciliares. “Depois que a doutora começou a vir aqui, melhorou muito. Todos os remédios são bem controlados. O João não conseguia dormir a noite e às vezes passava muito mau”, contou Maria.

A médica, Amanda Tolentino, disse que as visitas não atendem somente pacientes acamados, visita-se puérperas (mulheres amamentando) e àqueles que têm dificuldade de ir até a unidade. “Nós temos um êxito grande com as visitas domiciliares, pois reduz o fluxo no hospital, tendo melhor economia, além de evitar agravos de casos como AVC [Acidente Vascular Cerebral], diabetes e outras ocorrências. O agravamento custa mais caro para o município”, explicou.

O secretário de Saúde ressaltou que hoje as unidades de Saúde da Família trabalham com excelência. “Já podemos dizer que hoje temos um ótimo padrão de Saúde da Família, graças ao empenho de todos, desde a coordenadora, passando pelos Agentes Comunitários de Saúde, equipe de enfermagem até nossos médicos. Indistintamente todas as unidades estão de parabéns. Conseguimos estabilizar profissionais fixos em todas as unidades e padronizar o trabalho”.

Ainda conforme contou o secretário, o prefeito Robinho Samara autorizou a compra de novos equipamentos para a Secretaria Municipal de Saúde e em breve estes estarão sendo adquiridos para equipar melhor as unidades de Saúde da Família e que cada vez mais seja cumprido o atendimento das pessoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS