Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Aparecida do Taboado | 28/03/2013 13h13

Prefeito elabora novo projeto de ampliação da rede coletora de esgoto

Compartilhe:

O prefeito Robinho Samara e a equipe de engenharia estão concluindo projeto técnico para captar mais investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) do Governo Federal, para ampliar a área de cobertura da rede coletora de esgoto em Aparecida do Taboado.

O Edital de Concorrência Pública referente à primeira etapa, segundo informações passadas pelo secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes Wilson Cabral, ao prefeito, deve ser lançado até o dia 10 de Abril em Campo Grande pela Sanesul, com investimentos de mais de R$ 5 milhões para expansão da rede e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade.

Ocorre que este projeto, que tramita desde o ano passado, e que foi acelerado após insistências do atual prefeito junto ao setor competente, não contemplou o Jardim Imperial I e II e o São Jerônimo e Bairros adjacentes, que no entendimento de Robinho Samara, são as localidades que mais necessitavam da rede de esgoto.

A visita do engenheiro Aristides José Ortiz, chefe da Divisão de Engenharia da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso do Sul, teve como finalidade realizar a fase final da vistoria para a apresentação do projeto técnico elaborado pela prefeitura para pleitear a inclusão de Aparecida do Taboado em mais esta etapa do PAC II, estendendo a benfeitoria à região lembrada por Robinho, que havia sido deixada de lado no projeto que está por se licitar.

O prefeito explicou que a Sanesul esteve no município durante a gestão anterior para realizar o levantamento da abrangência da rede coletora de esgoto, mas os técnicos não receberam a devida atenção, onde o Poder Público não havia pleiteado a extensão da obra à região do Jardim Imperial e Bairro São Jerônimo, que por este motivo não estavam incluídos no projeto.

“Fico muito feliz em contar com o engenheiro Aristides aqui em nossa cidade, um amigo que tenho e que aceitou o convite para nos auxiliar no projeto técnico para mais esta obra que vamos pleitear. Trata-se de um funcionário que está há 32 anos na Funasa e que tem um papel importante para os municípios que buscam investimentos para obras de saneamento”, declarou Robinho.

De acordo com o prefeito, o projeto está sendo cadastrado no sistema governamental, e o teor do mesmo está sendo elaborado pelo secretário municipal de Obras Rafael Alexandre Faria.

O passo seguinte é a apresentação junto à Sanesul, que faz a aprovação e se procede o encaminhamento à Funasa.

“Pretendemos inserir este projeto, para que até o final do ano a cidade tenha mais uma etapa de rede, e aí enquanto se realizam as obras que estão para sair, poderemos dar sequência com a segunda parte do PAC II para levarmos o esgoto à região esquecida nos últimos anos, que é Jardim Imperial I e II, São Jerônimo, Vila Glória, Rodrigues e adjacências”, concluiu Robinho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS