Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 11/06/2015 09h29

Prefeitura realiza 1º Seminário do Plano Municipal de Educação

Compartilhe:

A Prefeitura realizou, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e lazer, o 1º Seminário para elaboração participativa do Plano Municipal de Educação de Aparecida do Taboado. O evento ocorreu na manhã de quarta-feira, 10, no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”.

Durante a solenidade compuseram a mesa de autoridades: a primeira-dama, Lucilene Tábuas Carrasco (representando o prefeito Robinho Samara); o secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos; Sueli Veiga Melo, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS); a coordenadora da equipe técnica do Plano Municipal de Educação, Fátima Odélia Ferreira; o vereador José Rodrigues de Matos (Zezão do PT – representando o Poder Legislativo); a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ana Tereza de Freitas; e a Delegada de base da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, Idalina Silva.

De acordo com Joaquim Donizete, o Plano Municipal de Educação é participativo e deve ser feito com elaboração coletiva, contando com vários segmentos. Além da Secretaria de Educação também estão envolvidos o conselheiros de Educação, profissionais da Educação, diretores, coordenadores, especialista, professores e administrativos, sindicatos Estadual e Municipal, estudantes, Conselho Tutelar e representantes de diversos setores da sociedade, resultando em uma construção democrática, como política pública de Educação.

“Nós fizemos questão de hoje estarmos reunidos para discutir algo tão importante para os rumos dos próximos 10 anos da Educação, por isso que nós buscamos este apoio da FETEMS, Federação muito respeitada, e é muito importante a gente fazer essa construção juntos”, argumentou Joaquim e aproveitou para agradecer a todos que colaboram direta e indiretamente na elaboração do PME.

O Plano Municipal de Educação conta com 20 metas, todas em consonância com o Plano Nacional e Estadual de Educação. Ele vigorará de 2015 a 2025. Joaquim ressaltou que ao elaborar o Plano Municipal de Educação é preciso que todas as metas sejam colocadas em prática, pois o trabalho não ficará apenas nesta gestão, mas terá duração de 10 anos. “Nós estamos construindo metas para o futuro da Educação de Aparecida do Taboado. Outras gestões vão ter que cumprir estas metas que nós estamos traçando aqui hoje. Vamos construir a educação dos nossos sonhos juntos”, disse.

O vereador Zezão do PT salientou que defenderá na Câmara de Vereadores o que for apontado como melhor para o desenvolvimento da Educação. “O que vocês tomarem posição aqui, farei o possível para que o projeto entre em regime especial para que possamos ter a Educação por mais 10 anos”, falou.

O seminário foi conduzido pela vice-presidente da FETEMS, Sueli Veiga. Ela ressaltou que “o momento é histórico para a Educação, porque Aparecida do Taboado trabalha em seu segundo Plano Municipal de Educação”. Apresentou a história da criação do Plano Nacional de Educação e os avanços até os dias atuais.

Para Sueli Veiga, com o PME a Educação deverá superar desafios como: a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade de ensino; promoção de sustentabilidade socioambiental, promoção humanística, cientista e tecnológica do país; formação integral do ser humano aliada com a formação para o trabalho; valorização dos professores da educação e difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e da gestão democrática da educação. “Para superar estes desafios nós temos que ter um respeito para cada profissional envolvido com a Educação. Nós temos que ter um respeito e lutar para que consigamos pelo menos a aplicação de 10% do PIB na Educação”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS