Aparecida do Taboado | Com Mariele Machado | 03/03/2017 15h30

PROERD inicia atividades nas escolas no mês de março

Compartilhe:

Manter as crianças e adolescentes longes das drogas, esse é o principal objetivo Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que retornará as atividades neste mês de março, nas escolas municipais e particulares da cidade.

Em Aparecida do Taboado o PROERD será realizado pelo policial militar Paulo Raniere, que será instrutor, ministrando aulas para crianças, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

De acordo com Raniere, este ano o programa atenderá 220 alunos da rede municipal e mais 30 alunos do Sesi e Escola Recanto Objetivo. “O programa tem por objetivo reforçar a autoestima do aluno, através de lições de valorização à vida, por meio de uma abordagem lúdico-educativa sobre os conceitos de riscos e consequências, responsabilidade, bases de comunicação, bullying, rede de ajuda, dentre outros essenciais à formação dos estudantes”.

O PROERD será ministrado por semestre. Cada um terá 10 aulas, nas quais as crianças aprenderão sobre o perigo das drogas, violência e questões diversas relacionadas. “O foco é orientar sobre os danos das drogas, mas ao mesmo tempo trabalha-se cidadania e respeito, que influenciam no comportamento do aluno não somente na escola, mas em casa, no convívio com a família. Combate à violência, drogas, atitudes de colegas, risco e consequências são alguns dos temas trabalhados”, falou o policial.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência tem o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Comunitário de Cidadania e Segurança Pública de Aparecida do Taboado (Consepat). “O Consepat vem colaborando com a doação das camisetas para os alunos, computador, projetos e caixa de som para as aulas”, explicou Raniere.

No ano passado PROERD foi desenvolvido em Aparecida do Taboado durante seis meses, formando 250 alunos da Rede Municipal de Ensino. “Para encerrar o projeto o aluno escreve uma redação falando o que aprendeu no PROERD e recebe o certificado”, informou o policial.

Sobre o PROERD

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada especialmente para crianças e adolescentes do 5º ano. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após as dez semanas de curso, as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastadas e longe das drogas e da violência.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS