Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Assessoria | 13/11/2013 11h53

Rodada de Negócios de Aparecida do Taboado atinge mais de 3,3 milhões

Compartilhe:

Na tarde da última quinta-feira, 7, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado e apoio da Associação da Indústria de Aparecida do Taboado (AIAT) e da Associação Comercial de Aparecida do Taboado (ACIAT), realizou a 1ª edição da Rodada de Negócios, superou as expectativas e garantiu 3,317 milhões em estimativa de negócios. Aproximadamente 150 reuniões foram realizadas pelas mais de 45 empresas envolvidas; entre âncoras e pequenos negócios.

Durante a solenidade de abertura o prefeito Robinho Samara agradeceu a oportunidade dada ao município, por ser o primeiro de pequeno porte a receber o projeto. “Essa 1ª Rodada de Negócios Multissetorial, representa a positividade da industrialização em nosso município. O processo de desenvolvimento industrial acelerado que a cidade está vivendo contribui para que nós sejamos visados por eventos dessa magnitude. Nós também fazemos parte do Prolocal, Programa de Desenvolvimento Territorial Local, que é relacionado ao investimento do governo municipal também para os pequenos negócios”, falou.

Aparecida do Taboado é 4º cidade mais industrializada do Estado de Mato Grosso do Sul. A Administração Municipal atribui isso às parcerias com os governos, Federal e do Estado. “Projetos que impulsionam o crescimento do município são sempre muito bem vindos. Por isso os nossos esforços estão em oferecer mão-de-obra qualificada para a população, fazendo com que o mercado seja aquecido, valorizado e de qualidade. A parceria com o SEBRAE, por exemplo, é uma das molas propulsoras do nosso objetivo”, salientou Robinho.

Dados do SEBRAE apontam que nos últimos meses somente em Aparecida do Taboado foram inseridos no mercado de trabalho 362 aparecidenses capacitados com cursos, palestras e consultorias.

A qualificação profissional, segundo o prefeito, é uma das preocupações de seu governo. Assim como a capacitação oferecida pelo SEBRAE, o município ainda conta com cursos do SESI/SENAI e do SENAC. “Continuamos com a capacitação do cidadão com cursos profissionalizantes por mais estes caminhos. Mais de 700 pessoas já estão capacitadas para o mercado de trabalho”, contou.

Empresas dos segmentos de calçado, brinquedos, tecido, madeireira, indústria frigorífica, alumínio, entre outros, participaram da Rodada de Negócios.

Carlos Gaspari, gerente comercial da VMG Locações – Muncks e Guindastes, que participou de todas as Rodadas de Negócios realizadas em Três Lagoas e esteve agora também em Aparecida do Taboado, evidencia que o evento mudou a realidade da empresa. De lá para cá, o faturamento triplicou; uma filial foi instalada há dois meses em Três Lagoas e conta hoje com 36 funcionários, todos da cidade, segundo ele. “É uma satisfação muito grande crescer gerando empregos, desenvolvendo a região e ainda beneficiando famílias. A iniciativa é fantástica e vemos futuro mais promissor ainda no MS”.

Já Guilhermando do Amaral, responsável pelas compras da Macrotex, empresa especializada em laminados sintéticos, esteve pela primeira vez no evento. “É importante para termos conhecimento de empresas que podem nos atender, saber mais sobre a área”.

Segundo a gerente do Sebrae na Costa Leste do estado, Josi Signori, os empresários de Três Lagoas acharam importante conhecer novos segmentos de indústrias instaladas na região; já os empreendedores de Aparecida do Taboado ficaram surpresos de ver o quanto o evento que resultou em prospecção de contratos a serem fechados para fornecimento de produtos e serviços.

“Reunimos ainda na abertura representantes de prefeituras, associações, Sistema “S” e agentes de desenvolvimento dos municípios de Água Clara, Paranaíba e Três Lagoas, que tiveram a dimensão do quanto esta ação é importante para a economia do estado”, completa Signori.

A diretora de Indústria e Comércio, Dulce Lima, ressaltou o comprometimento da Administração Municipal para a qualificação do serviço por meio do SEBRAE. “É muito importante ressaltar que o Governo Municipal está empenhado em qualificar em todos os sentidos. Essa parceria com o SEBRAE abre portas para grandes negócios. Essa rodada de negócios vai ser um divisor de águas para as indústrias e para o comércio local. Todos tiveram oportunidade de conhecer Aparecida do Taboado e os avanços feitos em melhorias de qualificação”, disse.

O evento também foi prestigiado pelo presidente da Associação Comercial, José Carlos Hipólito e por Faber Lalucci, representando a AIAT.

O município pretende oferecer o evento nos próximos anos. De acordo com a Administração Municipal a Prefeitura está disposta a realizar duas edições da Rodada de Negócios em 2014, provavelmente nos meses de maio e novembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS