Santa Casa de Aparecida do Taboado humaniza atendimento
A Santa Casa de Aparecida do Taboado, sob intervenção desde o dia 27 de março em reação de irregularidades apuradas pela Secretaria de Saúde do Estado, está implantando o novo sistema de atendimento preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A fila no Pronto Socorro, agora, é ordenada pelo grau de risco e não mais por ordem de chegada do paciente. Desde a intervenção e destituição da diretoria, o hospital está sendo administrado pelo secretário de Saúde do município, Luiz Antônio Caron. “A prioridade no atendimento é por escala de gravidade de estado dos pacientes”, reforçou o secretário. Segundo ele, esse sistema de gestão é recomendado pelo Programa Humaniza SUS, do Ministério da Saúde.
De acordo com a enfermeira técnica responsável da Santa Casa, Georgianny Almeida dos Santos, a implantação teve início no setor de atendimento aos pacientes no Pronto Socorro. “Estamos desenvolvendo o Acolhimento por Situação de Risco, cumprindo uma exigência do Ministério da Saúde em âmbito nacional para todas as unidades que prestam atendimento de urgência e emergência”, disse.
A classificação de risco dos pacientes é feita já na entrada do Pronto Socorro. Na prática, pessoas que apresentam quadro mais grave é que tem prioridade no atendimento, deixando de existir a lista da ordem de chegada à unidade de saúde.
“Ao chegar ao Pronto Socorro o paciente passará por uma triagem através de um enfermeiro qualificado em treinamento de Situação de Risco, e a ordem de atendimento será de acordo com a gravidade do quadro deste paciente”, explicou.
A classificação da situação do paciente, segundo o sistema, é indicada por cores: o “vermelho” indica a necessidade do atendimento de urgência, entre os quais, vítimas de acidentes, politraumas ou sangramento abundante.
A enfermeira informou que a classificação “amarelo” também é para urgências, com paciente em estado febril grave, trauma crânioencefálico, entre outras patologias. As classificações “verde” e “azul” estão na sequência, e indicam quadros de emergência.
“Isto não quer dizer que a população enfrentará demora no atendimento, até porque hoje o Pronto Socorro conta com dois médicos plantonistas diariamente”, disse Georgianny.
A enfermeira técnica responsável avaliou a novidade como benéfica para pacientes e profissionais que podem melhorar a qualidade dos serviços, a partir da classificação do quadro do paciente e a agilidade no encaminhamento.
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